Encontro gratuito promovido pelo Rio+Pão, ABIP e empresas parceiras foi realizado no Rio de Janeiro no dia 3 de dezembro.
O Natal é uma das datas de maior expressividade para o varejo. No setor de panificação e confeitaria não é diferente: pães típicos da época, tábua de frios e sobremesas fazem parte dos itens que a padaria pode e deve oferecer para o cliente, ampliando de forma significativa o faturamento e fidelizando para as demandas do ano todo. Pensando nisso, Rio+Pão e ABIP, juntamente das empresas parceiras, realizaram no último dia 3 o evento Natal na padaria – oportunidades e mercado.
Na ocasião, empresários, padeiros, confeiteiros e pessoas ligadas à área de padaria debateram sobre novas oportunidades de mercado, em especial para o Natal; tendências ligadas às datas sazonais e à saudabilidade; como fazer sobremesas com sorvetes; preparar pães natalinos, em especial panetones doces e salgados; e como deixar o peru mais suculento. A presidente do Rio+Pão, Fernanda Hipólito, deu as boas-vindas aos presentes. Logo após, Giovani Mendonça, diretor executivo da ABIP, também falou com os participantes e destacou sobre ações que a padaria pode adotar nesta época festiva.
As atividades foram realizadas na sede do Rio+Pão em dois ambientes: no auditório a programação foi focada no público de empresários e gerentes, com a participação de Márcia Souza, da Ireks, falando sobre as tendências de saudabilidade na panificação. Em seguida, Flávia Daher e Glauce Barbara, da Sadia, falaram sobre os rituais de Natal pelo mundo.
Camila Brasil, da Kibon, apresentou sobre as novas oportunidades com sorvetes, encantando o público e propondo ideias inovadoras. Já a equipe do Rio+Pão apresentou sobre a rede de parceiras, buscando maior lucratividade para as padarias. A programação técnica do auditório foi encerrada com Pedro Florêncio, da XP Investimentos, falando sobre investimentos inteligentes. A seguir, os participantes participaram de momento de networking e coffee break, degustando produtos das empresas parceiras.
Em paralelo, no centro técnico, foi realizada a programação para padeiros, confeiteiros e pessoas ligadas à área de produção. As atividades se iniciaram com Christiano Aguiar, da Ireks, ensinando sobre a produção de pães natalinos. A seguir, Ricardo Bertolin, da Kibon, ensinou receitas com sorvetes. Finalizando a programação de aulas-show, Flávia Daher, da Sadia, ensinou como deixar o peru de Natal mais suculento e receitas para fazer no dia seguinte da ceia.
As dicas simples, práticas e que causam grandes mudanças na qualidade dos produtos encantaram os presentes, que puderam sair do evento e aplicar de forma imediata na rotina das padarias. Ao final, os participantes participaram de momento de networking e coffee break, degustando produtos das empresas parceiras.
O seminário Natal na Padaria faz parte do Circuito Nacional Padaria Conceito, uma iniciativa da ABIP em levar conhecimento e conexões a todo país.