Produtos saudáveis: veja a melhor maneira de se adaptar a essa tendência

A sua padaria oferece opções de alimentação saudável para os clientes? Se a resposta for não, é melhor prestar bastante atenção a este artigo. Segundo o Global Food and Drink Trends 2019, da Mintel, as tendências dos últimos dois anos, que continuará em 2020, é a busca por bem-estar, que implica diretamente na alimentação das pessoas. Isso porque a longevidade global continua a crescer e tem-se dado mais atenção ao envelhecimento saudável, para uma melhor qualidade de vida na terceira idade.

É um estilo de alimentação mais regrado e restrito e, como grande parte dessas pessoas precisa comer fora de casa em alguns momentos do dia, elas vão escolher os locais que auxiliam nesse estilo.

Sendo assim, é muito importante mudar o mix de produtos oferecidos e fazer adaptações em algumas receitas. Muitas estratégias ajudam a tornar os produtos mais nutritivos e saudáveis. Além de atender essa mudança no comportamento dos consumidores, essa atitude pode aumentar o faturamento do negócio e fazê-lo se destacar ainda mais no mercado.

Então, confira essas dicas para você se preparar para esse novo desafio!

 

Diversifique seu catálogo de produtos

Na padaria, aposte na diversificação das opções de produto. Inclua algumas opções de pães artesanais, integrais ou com grãos, além de algumas opções de sobremesas com frutas.

Os salgados e sanduíches também podem ser adicionados ao catálogo. Apesar de serem considerados alimentos mais calóricos, é possível oferecer opções com mais fibras, menos gordura e mais nutricionalmente ricos.

Salgados assados (no lugar fritos) ou folhados podem ser preparados de forma antecipada, com o auxílio de ultracongeladores, e reaquecidos rapidamente em um speed oven, sem perder as características originais.

 

Faça o processo de fermentação natural

Antes do surgimento do fermento biológico industrializado, as pessoas produziam as massas com fermentação natural. Conhecido como levain, esse processo vem novamente ganhando destaque, juntamente com a chamada “massa madre” — uma mistura de água e farinha que, descansando em um ambiente com temperatura controlada, desenvolve uma cultura de bactérias e leveduras.

Essas fórmulas antigas deixam a textura do pão incomparável. O produto fica mais crocante, saboroso e com aroma intenso. Para começar a produzir esse tipo de massa, é indicado que o gestor invista em uma câmara de fermentação com controle de temperatura e umidade. Sem essas funções, o processo pode não dar certo e acarretar prejuízos para a produção.

 

Produtos frescos também chamam a atenção

Além das opções de alimentação mais saudável, os com aspecto saudável também chamam bastante atenção. Produtos preparados na hora têm sabor e aroma mais acentuados, além de indicarem um cuidado a mais com o produto, que será notado e apreciado pelos clientes.

Nessa questão, uma tática bastante interessante é o ponto quente, por meio da qual os produtos são assados nas vistas dos clientes. É constantemente utilizada para alimentos como os pães de queijo, salgados, bolos e, principalmente, para os pães franceses.

O processo de ultracongelamento pode e é usado com mais frequência também nesse caso. Ao invés de se fabricar em grandes quantidades somente nos horários de pico, neste sistema é feito o fornecimento de pães frescos a todo momento, em quantidade menor, mas constante. Isto é possível graças a adoção do ultracongelador e seu processo de produção antecipada.

Esse fornecimento in loco também faz o uso dos fornos de convecção, equipamentos menores, que podem ser usados como Fornos Vitrine para produção em menores quantidades de diversos produtos durante todo o dia, de modo que fiquem sempre frescos. O aroma do produto se torna um importante atrativo de clientes e substitui as estufas aquecidas de conservação.

 

Escolha os equipamentos certos

Percebe-se que são necessários equipamentos tecnológicos para aprimorar a qualidade dos produtos finais e fazê-los com mais praticidade e produtividade. Tais como os citados acima: os ultracongeladores, os speed ovens e as câmeras de fermentação.

A empresa referência neste mercado, atualmente, é a Prática Klimaquip, que fornece estes equipamentos com foco na produtividade e na qualidade dos alimentos e auxiliam na criação de um catálogo com mais opções de produtos.

 

Atenda ao público que deseja perder peso

Com as dicas anteriores, é possível chegar próximo a solução para os consumidores que buscam perder peso, mas alguns cuidados adicionais ainda podem ser tomados. O excesso de peso é uma situação que atinge mais da metade da população brasileira, segundo o Ministério da Saúde. Ele causa problemas graves, que comprometem a qualidade de vida. Por isso, além de ser um nicho muito interessante do ponto de vista financeiro, trata-se de uma questão de saúde pública.

Para ter sucesso com esse tipo de público, é muito importante ficar atento aos seguintes pontos:

  • o valor calórico dos produtos deve ser menor;
  • quanto menos gordura no preparo, melhor;
  • pães e massas multigrãos;
  • as sobremesas devem ser produzidas com adoçantes dietéticos.

Como você viu, oferecer opções saudáveis para os clientes é um desafio e tanto, mas tem se tornado cada vez mais acessível. Trata-se de um mercado em plena expansão e quem não se adaptar a ele, vai acabar ficando para trás. Se você ainda não tem opções diferenciadas em seu estabelecimento, não espere mais! Comece agora mesmo a colocar essas ideias em prática!

FONTE: Pratica

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