Pães artesanais, ciabatta, pão sírio e croissant, estes são alguns dos diversos pães diferenciados que ABIP já indicou aqui, como opções para donos e gestores de padarias apostarem como forma de atrair novos clientes e fidelizar os que já são de casa.
Mas por que produzir pães especiais?
O número de consumidores preocupados em manter hábitos alimentares saudáveis é cada vez maior. Além das necessidades específicas relacionadas à saúde ou a regime alimentar restritivo – como celíacos, vegetarianos e veganos – destaca-se ainda o comprometimento com a experiência de consumo consciente, livre de conservantes e corantes artificiais. Somando aos novos hábitos alimentares em ascensão, têm-se a dieta vegana, onde não há o consumo de nenhum alimento que seja de origem animal.
A demanda por um mix de produtos diferenciado está, de fato, levando donos de padaria a inovar sempre. Seja para oferecer uma maior variedade de produtos a quem tem uma dieta sem restrições ou atender aos consumidores com dietas mais restritivas. Por isso, a produção de pães especiais, que atendam às novas exigências dos clientes, se tornou uma preocupação tão latente entre gestores e donos de padaria.
Junto esse momento de mercado está também o fato de pães especiais serem produtos de maior valor agregado e aos quais o consumidor tem essa percepção. Ou seja, é a oportunidade de ganhar em margem de lucro, fidelizar o cliente e se tornar uma referência no quesito produção própria. Pensando além, é possível até criar até uma receita exclusiva aí da sua padaria, tornando esse pão especial exclusivo da sua loja, com uma assinatura única que certamente vai encantar o cliente.
Essas mudanças devem ser encaradas como uma oportunidade de aumento dos rendimentos e construção de uma nova clientela; a que consome com uma causa, sempre preocupada com os ingredientes que compõem determinada receita e o modo em como o alimento é preparado e distribuído.