A Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (Abip) olha para 2021 com otimismo. O impacto da pandemia do novo coronavírus na economia brasileira atingiu desde o pequeno panificador até o grande industrial. Porém, com muita criatividade e inovação mais da metade dos empreendedores estão conseguindo se reinventar mantendo ou aumentando o faturamento.
O proprietário da padaria Ki Sabor, em Nova Almeida, na Serra (ES), Gleydson de Oliveira, por exemplo, mesmo com a crise sanitária da Covid-19 aumentou seu faturamento em 30% durante a pandemia e faz planos de crescer ainda mais 30% no próximo ano.
O seu segredo foi pedir a união e força da equipe para diversificar o mix de produtos da padaria, investir em propaganda nas redes sociais e criar um sistema de delivery. “Fiquei bem assustado no início do ano e cheguei a pensar em demitir. O movimento tinha despencado. Foi quando decidi reunir a equipe e pedir ainda mais união. Criamos grupos de transmissão no WhatsApp e iniciamos o delivery na padaria de bicicleta mesmo. O resultado foi novas contratações e um aumento de 30% na vendas, em relação ao mesmo período do ano passado”, contou Oliveira.
Gleydson afirma que atualmente o celular da padaria congestiona de tantos pedidos. “Uma das minhas estratégias é enviar mensagens para os clientes, com alguns minutos de antecedência, sobre o horário da fornada de pão. Assim, além de movimentar o modelo de entrega, também atraímos a atenção de quem frequenta a padaria”.
Estratégia
Para conseguir o contato dos clientes, o empreendedor contou que promoveu sorteios na loja, com a condicionante dos clientes realizarem cadastro no estabelecimento. “Hoje muitos clientes acabam fazendo propaganda gratuita para mim. Eles avisam os amigos sobre o horário do pão quentinho e sobre o delivery, que não é muito comum em padarias no meu estado”.
Para aquecer as vendas em 2021 e aumentar seu faturamento em pelo menos mais 30%, o gestor abriu um restaurante dentro da padaria e começou a ofertar cachorro-quente e caldos. “Já dei o pontapé inicial neste projeto agora em novembro, para começar a colher os frutos no início do ano. Faço marmitex e criei um espaço para quem quiser almoçar na padaria. Assim, aproveito melhor os funcionários e o horário do meu negócio, que antes não tinha muito movimento entre as 11 horas e as 14 horas”.
Crescimento
Segundo o presidente da Abip, Paulo Menegueli, o setor de panificação sofreu bastante com a alta do dólar e com as despesas com energia e insumos. Mas, também aprendeu a se reinventar, criar novos processos, buscar novos fornecedores, adaptar receitas, adotar novas técnicas de gestão e estreitar parcerias. “Tenho certeza que vamos romper o ano ainda mais esperançosos e seguros de um futuro melhor. Acredito que 2021 será uma nova oportunidade para a gente acreditar, superar e se reinventar”, concluiu Menegueli.
Pesquisa feita pelo Instituto FSB Pesquisa confirmou que para o próximo ano, 55% dos executivos industriais esperam crescimento econômico e 62% acreditam no aumento do faturamento do seu próprio negócio.
Os dados indicam também que sete em cada dez negócios industriais já retomaram pelo menos ao mesmo nível de produção (70%) e de faturamento (69%) de fevereiro, antes da chegada da Covid-19 ao Brasil.