A Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (Abip) – lamenta profundamente o falecimento de Hélio Moreira Dias de Rezende, ocorrido em 16 de maio de 2025.
Fundador da tradicional Padaria Monte Líbano, em Vila Velha (ES), Sr. Hélio dedicou mais de seis décadas à panificação. Foi um dos principais líderes do setor em seu estado, com atuação destacada como Presidente da Aipães (1999–2002), além de Vice-Presidente e Diretor do Sindipães, onde também foi um dos idealizadores da sede da entidade.
Mas seu legado ultrapassou as fronteiras do Espírito Santo. Sr. Hélio esteve presente nos principais Congressos, Convenções e Feiras da Abip, onde sempre deixava sua marca: uma palavra sábia, uma escuta atenta e uma história cheia de ensinamentos.
Com seu jeito autêntico e acolhedor, cativou colegas de todas as regiões do Brasil. A seguir, alguns depoimentos que refletem o quanto sua presença foi marcante em nossa comunidade:
“Querido Seu Hélio! Que vá em paz! Já deixa saudades! Que Deus conforte o coração de todos os familiares, deixando viva as boas lembranças e os momentos felizes de convívio ao seu lado.”
— Carla Carnevale Gomes, 1ª Secretária Administrativa da ABIP“Eu amava conversar com ele nos Congrepan da vida. Muito atencioso e de uma sabedoria linda.”
— Zeina Russo, Presidente do Sindipan Amazonas“Sentimentos de todos daqui que conviveram com ele. Que Deus o tenha e que a família seja confortada.”
— Paulo Pereira, Vice-Presidente da ABIP“Que Deus conforte a família. A panificação brasileira e capixaba perde um grande amigo.”
— José Batista, Ex-Presidente da ABIP“Sentimos muito. Que Deus dê o conforto necessário para os amigos e familiares.”
— Alex Martins, Presidente do Sindpan Ceará
“Os novos panificadores e associados talvez não tenham ideia da competência e do trabalho que o Sr. Hélio realizou por todo o setor. Foi um dos panificadores com maior participação nos eventos da Abip, idealizador da sede do Sindipães quando ali só havia mato e areia. Líder atuante, amigo de todos, franco — às vezes até demais — mas sempre leal e comprometido com a panificação brasileira. Descanse em paz, querido amigo, você é referência e um exemplo de associativismo! Palavras faltam para descrevê-lo”, disse o presidente da Abip, Paulo Menegueli.
Sr. Hélio representava o que há de mais nobre em nosso setor: a generosidade no repassar conhecimento, o comprometimento com as causas coletivas e o amor pela arte de fazer pão.
A diretoria da Abip expressa sua solidariedade à esposa Edelta, filhos, netos, familiares e toda a família da panificação capixaba. Que o exemplo de Hélio Rezende continue a nos inspirar, como fermento de uma panificação forte, unida e humana.