A técnica de congelamento de produtos alimentícios tem se tornado uma realidade na panificação. Tanto que a ABIP separou uma aula-show exclusiva sobre o assunto que será ministrada entre os dias 20, 21 e 22 de agosto no Congrepan Online 2019.
Juntamente da semi-automação e automação de processos de produção, o congelamento compõe o time de tendências indispensáveis para obter um melhor resultado produtivo nas empresas do ramo de panificação, e consequentemente, aumentar os lucros.
A técnica do congelamento
O congelamento é, sem dúvidas, um dos melhores e mais eficientes métodos de conservação de alimentos. Isso porque, quando bem aplicado, ele conserva as características de sabor, aroma, cor e valor nutritivo dos alimentos.
Na panificação, esse método vem ganhando cada vez mais adeptos, já que ele permite que a massa crua, pré-assada ou já assada seja estocada.
Na rotina da padaria, o uso de massas e pães congelados diminui as perdas de produtos e garante maior abastecimento da loja.
Como fazer
Para realizar a técnica de congelamento com êxito é necessário que a padaria invista em um equipamento chamado ultracongelador. Esse equipamento possibilita que os pães ou massas sejam congelados em temperaturas abaixo dos -40ºC.
Benefícios e oportunidades proporcionados pela técnica de congelamento
Você já sabe que o charme da padaria é a oferta do frescor, sabor e variedade dos alimentos. É aí que a técnica de congelamento se torna indispensável.
Essa técnica otimiza o trabalho desenvolvido pela equipe de produção, visto que, congelando massas prontas e pães crus, pré-assados ou assados, gera-se oportunidade de variar nos produtos que são oferecidos no estabelecimento devido a otimização do tempo.
Um dado importante que donos e gestores de padarias também devem se atentar é sobre as principais exigências dos consumidores ao comprar pão. Segundo Michael Hugs, diretor de Insights FMCG Gurus, as principais exigências de consumo demandados pelos clientes quando o assunto é comprar pão é que eles sejam:
- Rico em fibras (29%)
- Produzidos localmente (27%)
- Naturais (26%)
- Sem adição de açúcar (24%)
- Sem corantes artificiais (23%)
Investindo no congelamento, seu negócio pode focar nas necessidades exigidas pelos consumidores sem comprometer a entrega de produtos tradicionais, que também são responsáveis por atrair e fidelizar o cliente na loja.
Vale lembrar também que a associação ao chamado “ponto quente” é um sucesso. O ponto quente é caracterizado pelo assamento do pão na frente do cliente, garantindo uma percepção ainda maior de frescor dos produtos. Não há quem resista ao aroma de pão quentinho!