Considerações em torno do glúten

Reino Pécala Rae (*)
Há cerca de 12 mil anos, a Humanidade – estimada em mais ou
menos 10 milhões de habitantes – já havia deixado a África e, em
pequenos bandos, de até 100 indivíduos, ocupava todos os continentes, com exceção da Antártida. Nômades, sempre caminhando em busca de alimento. Predadores: acampados em determinado local, consumiam todo alimento disponível, num raio de meia dúzia quilômetros e eram obrigados a mudar de pousada.

Vivia-se sob grande tensão na mudança de local porque não havia garantia de alimento no seguinte. Supõe-se que sobreviviam por menos de 30 anos, baixo índice de natalidade, vocabulário com menos de 1000 palavras. Idade da Pedra. Uns autores defendem a tese de que o Homo Sapiens, Sapiens teria já 180 mil anos. Outros, dão por menos, 150 mil, para terceiros, existimos há 120 mil anos. Durante todo esse largo tempo, o progresso cultural e tecnológico foi muito pequeno, justamente pela condição de nômades.
Saindo da África, ao passar pelo Crescente Fértil, lá estavam
disponíveis condições favoráveis à invenção da agricultura e da pecuária. Há muito, tinham aprendido o valor dos grãos e ali, no Oriente Médio, estavam campos nativos de Triticum Aestivum Vulgaris. A cada ano, na safra, colhiam-se grãos, principalmente trigo.

Aprenderam logo a melhorar o rendimento do cereal, limpando o campo, o que aumentava a produção e facilitava a colheita. Deste ponto, para perceber que uma semente, caída no chão, resultava em outra planta, não decorreram muitos séculos. Acontece que não bastava lançar a semente no chão, porque as aves as roubavam. Então, alguém, com um pedaço de pau, fez um risco no chão, colocou a semente e passou o pé, escondendo-a da passarada. Estava inventada a agricultura, basicamente a partir da triticultura. E esta se espalhou em torno do Mar Mediterrâneo.
Ao transpor, com a agropecuária, o limite da vida do caçador/coletor, criaram-se cidades, sofisticou-se o pensamento, cresceu o vocabulário. A Humanidade foi abandonando o animismo, o inicial estágio de religiosidade, passando primeiro pelo politeísmo e, a seguir, chegamos ao monoteísmo. Não por coincidência, na mesma pequena área de onde irradiou a triticultura, o Crescente Fértil, foram instituídos o Judaísmo, o Cristianismo e o Islamismo. Não por coincidência.

Sem tomar conhecimento da invenção da triticultura, talvez mil
anos depois, chineses inventaram a rizicultura. Muito, muito tempo depois, na Mesoamérica, civilizações pré-colombianas inventaram a cultura do milho. Nos Andes, a indiada aprendeu a plantar batatas. Há controvérsias se os nossos índios inventaram a agricultura da mandioca ou se receberam informações dos Andes.
Há meia dúzia de mil anos, os sumérios, na parte oriental do Crescente Fértil, inventaram a roda, o arado e a irrigação, usando os rios Tigre e Eufrates. Obviamente, com tal tecnologia, multiplicaram a produtividade De maneira que, na entressafra, quando povos vizinhos sofriam escassez de alimentos, os sumérios dispunham de grandes estoques de trigo, o que os levou a inventar o comércio internacional, a primeira globalização. Cidades cresceram porque cada agricultor produzia
muito mais do que ele próprio consumia. Ur, citada na Bíblia, passou de 50 mil habitantes. Basicamente para controlar o comércio, os sumérios desenvolveram a língua escrita e passamos da Pré-História para a História. Por causa do trigo.
Em seguida, os Chineses, plantando arroz irrigado, inventaram a sua língua escrita. Os Egípcios, aproveitando a produtividade decorrente das cheias do Nilo, criaram os hieróglifos. Sempre para controlar o comércio do excedente disponível de alimentos.
Impõe-se observar o que ocorreu com os povos alimentados com
trigo, arroz, milho, batata e mandioca. Quais as Civilizações, depois dos Sumérios, que lideraram o caminhar da Humanidade? Assírios, babilônios, egípcios, gregos, romanos, árabes e europeus. Emerge importantíssima coincidência, todos alimentados predominantemente com trigo. E por que? Porque o trigo possui um leque maior de proteínas essenciais e melhores carboidratos. Sustentar uma população com melhor alimento, por séculos, resulta indivíduos mais fortes e saudáveis, física e
mentalmente. Não será necessário dissertar sobre proteínas e
carboidrato de trigo; basta ver o resultado, do ponto de vista da evolução da Humanidade: Civilizações vencedoras.

Lendo, por exemplo, Fernand Braudel – “Civilização Material,
Economia e Capitalismo – Séculos XV – XVIII”, em “As Estruturas do Cotidiano”,

Capítulo 2, “O Pão de Cada Dia” lê-se: “Entre o século XV e o século XVIII, a alimentação humana consiste, essencialmente, em alimentos vegetais. (…) Por razões bem simples: com a mesma superfície, basta que uma economia se decida segundo a aritmética das calorias para que a agricultura leve a melhor sobre a pecuária; bem ou mal, alimenta dez, vinte vezes mais pessoas do que a sua rival.”.

Se a mesa dos ricos, dos nobres, era farta e variada, a população em geral, pela produtividade dos grãos e custo mais baixo, alimentava-se quase que exclusivamente deles. Até recentemente, por exemplo, século XVIII, franceses, italianos e outros, comiam pão, comiam mingau, de trigo.
Assim, será razoável comparar o desempenho de povos alimentados com trigo, arroz, milho, batata e mandioca. O trigo leva demasiada vantagem.
Do cão original, segundo autores, dispomos agora de centenas de raças. Os bancos de germoplasma, distinguindo hoje centenas de milhares de variedades de trigo, mostram o resultado de uma evolução de milhares de anos. Segundo autores, a primeira seleção, involuntária, foi ligada ao desgrame.
Quando madura, a espiga liberava os grãos, que caíam no chão, mas era mais fácil pegar a espiga do que catar o grão no solo. Assim foram selecionadas variedades nas quais o grão, depois de maduro, não se soltava da espiga. Simultaneamente, os que colhiam, preferiam as espigas maiores. E o trigo plantado, lentamente, passou a ter espigas maiores e menos sujeitas a desgrame.

Quando a Natureza cria um modo de alimentar recém-nascidos ou recém-germinados, a eles, novas plantas e novos animais, destina alimentos muito ricos. Todos sabem que um ovo, afora a casca que protege o conteúdo, está composto por embrião, clara e gema. Colocando-se um ovo de galinha para chocar, em pouco tempo o pintinho, já completo, bica o ovo, livrando-se da casca. De onde saíram os “ingredientes” que formaram o pinto? De onde veio “matéria-prima” para construir cérebro, esqueleto, órgãos, aparelhos circulatório, digestivo, respiratório e nervoso? Evidentemente, da gema e da clara. Então, os ovos são alimentos muito completos. Óbvio. O que não impediu que os ovos fossem execrados e retirados de uma lista de recomendados. Nenhuma base científica, apenas crenças, modismos. Felizmente, o valor dos ovos já foi oficialmente restaurado.

Para os mamíferos, temos o leite. Podemos alimentar um bebê por mais de um ano, unicamente com leite materno. Ele cresce, saudável, provavelmente, melhor do que recebendo outros alimentos. Diz-se que o leite é um alimento completo. E assim são os grãos. Um grão de trigo compõe-se de casca tegumento), gérmen (equivalente ao embrião, a partir do qual a planta será desenvolvida) e endosperma, o alimento inicial do gérmen, que, separado da casca e do gérmen e moído, vem a ser a farinha de trigo. Como no caso da clara e gema e no do leite, é o endosperma que alimenta a nova planta. Para alguns grãos, será bastante umedecê-los que, logo, criam-se raízes e caules, alimentados pelo endosperma.
Entre as crenças, sem fundamento, que se propagam, há a de que farinha “refinada” faz mal. Como se fosse um tratamento químico, que introduzisse na farinha algum elemento nocivo. Um absurdo. Farinha de trigo não se “refina”. Apenas o grão é moído e, por simples peneiramento, separa-se o que não é endosperma, isto é, casca e gérmen. Separa-se o tegumento, para melhorar o desempenho da farinha na produção de derivados – pães, massas, biscoitos, etc..

Em relação a outros grãos, o trigo distingue-se pelo glúten. A cevada possui uma pequena proporção de glúten, comparada à do trigo, e os demais cereais praticamente não têm glúten. As proteínas do trigo são classificadas, grosso modo, em solúveis em água – imensa maioria – e as insolúveis. Estas se dividem em gluteninas e gliadinas. Fechando a mão em torno de um punhado de farinha de trigo e colocando-a sob uma torneira, com um fio de água, é possível dissolver a parcela solúvel – carboidratos e proteínas – que vão escorrendo para o ralo da pia. Ao final, restará na mão uma massa viscosa, assemelhada à goma de mascar, de cor amarelada. É o glúten, o maravilhoso glúten. Vejamos para que serve.
Adicionando água e fermento a qualquer farinha amilácea, de milho, mandioca, centeio ou outra, a massa cresce pela reação, que produz gás carbônico. Acontece que, ao ser levada ao forno, o gás escapa e o pão, ou bolo, perde volume, achatando-se. Perde a fofura, característica dos derivados do trigo. Já a farinha de trigo, com as gluteninas e gliadinas espalhadas pela farinha, quando fermenta, faz com que essas proteínas, elásticas, alonguem-se. Levada tal massa ao forno, o glúten perde a elasticidade e sustenta a massa, não deixando “solar”. Uma maravilha. Quem quiser fazer um bom pão de, por exemplo, centeio, deverá adicionar um pouco de farinha de trigo, para melhorar a fofura, a palatabilidade do pão.
Desde o tempo dos sumérios a farinha de trigo tem glúten. Ou
melhor, possui gluteninas e gliadinas que, com água, formam o glúten. 
Nunca houve nenhuma mudança no sentido de alterar suas 
características. Acontece que o teor dessas proteínas muda um pouco, de variedade para variedade de trigo. Os pesquisadores, chamados de melhoristas, vão cruzando variedades, objetivando obter trigos mais produtivos ou menos exigentes em fertilidade do solo, menos suscetíveis a doenças e pragas e mais adequados aos produtos a serem fabricados.
Norman Borlaug, Diretor do CIMMYT

– Centro Internacional de
Mejoramento de Maíz y Trigo, México, dirigiu a criação de variedades mais resistentes e produtivas, em solos menos adequados ao trigo, que dobraram a produção da Índia, do Paquistão, do Brasil e permitiram a sua produção em outros países africanos. Por isso, por sua Revolução Verde,recebeu o Prêmio Nobel da Paz. Por esse tempo não circulavam boatos descabidos sobre glúten, hoje demonizados pela mídia.

Felizmente, ainda não apareceu um detrator do glúten a alertar o católico para o “perigo” de receber a hóstia sagrada, por causa do seu glúten…
Os alimentos despertam nos serem humanos um interesse
desproporcional, que os levam a crenças que, depois de desmascaradas, são substituídas por outras. Não existe nenhuma pesquisa comparando as diferenças genéticas do trigo consumido pelos sumérios e o que hoje plantamos e colhemos. Muito menos, nunca se descobriu qualquer diferença que seja desfavorável ao ser humano. Também não há pesquisa fazendo tal comparação entre o glúten atual e o do tempo do Rei Sol, Luis
XIV, na segunda metade do século XIV. Alguém supõe um perigo e pessoas sugestionáveis se preocupam. Depois, o assunto morre e nasce outra crença.

Dada a imensidão de células diferentes no corpo humano, que necessitam ser substituídas continuamente e que requerem diferentes “matérias-primas”, entende-se facilmente que a alimentação deve ser variada. Por outro lado, na quantidade apenas necessária. Assim, “deve-se comer de tudo, um pouquinho”. A quantidade deve ser restringida à manutenção do peso saudável. Os excessos não são benfazejos, para qualquer item.
A seleção, com vistas à variedade, deve atentar para os alimentos mais completos, como os citados, leite, ovos, grãos. Sim, atenção nas vitaminas e sais minerais. Para começar, alimentos de todas as cores. De qualquer forma, o pão, o macarrão não são “catalisadores” de obesidade. O seu consumo, como no caso de quase todos outros alimentos, deve ser restringido ao nível de manutenção de peso saudável.

Na Ásia, o arroz predominou. China e Japão consumiam-no de modo intensivo, diante da escassez de carnes e outra fontes de proteínas. Com o passar dos séculos, distinguíamos seus habitantes pela menor estatura. Eis que, ao término desta última, a Segunda Grande Guerra, a intervenção americana no Japão para lá levou o trigo, subsidiando-o, inclusive. Já a China tornou-se o maior produtor mundial de trigo. Em poucas décadas,
China e Japão já podem formar equipes de vôlei e basquete, que
requerem atletas de estatura elevada…

A comida, com a civilização, ao lado da obrigação imposta pelo instinto de sobrevivência, transmutou a refeição para um momento de prazer. O sabor é buscado, com requisitos cada vez mais sofisticados. A cada ano, milhões de turistas visitam a França, Paris. Todos reconhecem a qualidade da culinária francesa. Não é necessário, entretanto, buscar o prazer em caros restaurantes. Quem, pela primeira, aprecia a delícia de uma baguette ou de um croissant, não esquece. E é impossível fabricá-los com farinha sem glúten.

Na culinária, a farinha de trigo é um ingrediente fundamental na elaboração de milhares de pratos, doces e salgados, com
o objetivo de melhorar sua apresentação e palatabilidade, a partir de favorável custo/benefício. A farinha de trigo é barata!
O camarão é considerado uma iguaria. Caro porque escasso. Certas pessoas, entretanto, não podem comer camarão. Alérgicas. Correriam riscos se se descuidassem. O camarão não tem culpa, não é defeituoso e nem modificado geneticamente. (A moda consiste em culpar mudanças genéticas.) Apenas uns são alérgicos. Ao camarão e a outros crustáceos.
O leite, todos sabem, é um alimento riquíssimo, mas algumas pessoas, uma pequena fração da população, é intolerante à lactose. Ingerindo leite logo passam mal.

O problema não está no leite, mas na dificuldade do intolerante. Algo como 1% da população desenvolve uma intolerância a glúten, inflama-se o intestino. São chamados “celíacos” ou portadores de doença celíaca. Novamente, o problema não está no trigo, no glúten, mas na anormalidade de algumas pessoas.

A grande dificuldade em desfazer as lendas em torno do glúten é
que é quase impossível provar que não existe o que não existe. Compete ao acusador o ônus da prova e os que atribuem malefícios ao glúten deveriam fazer a prova, o que nunca aconteceu. A onda contra o glúten passará, como outras se foram.

(*) Assessor institucional da Abitrigo
(reinorae@uol.com.br)

COMUNICAÇÃO
PARA SUA PADARIA

ACESSE NOSSAS REDES

RECEBA NOSSAS NOVIDADES!

INSTITUIÇÕES

POSTS PARA REDE SOCIAL

Fipan - SP

19/07/2022 - Terça - Feira - 08h

Presencial - SP

Promovida pelo SAMPAPÃO, a FIPAN é a maior feira de Panificação e Confeitaria da América Latina e uma das principais destinada a operadores do food service no país, tendo como característica marcante a efetivação de negócios durante a sua realização, sendo líder em visitação de proprietários, diretores e gerentes.

 

Aberta a todos os profissionais e gestores de padarias, confeitarias, restaurantes, pizzarias, buffets, lanchonetes, entre outros estabelecimentos ligados ao dia a dia da produção e comercialização de alimentos, a FIPAN oferece uma enorme gama de oportunidades a esses profissionais com foco na melhoria de eficiência e conteúdo para aprimorar suas habilidades e ampliar seus resultados.

 

Lançamentos e inovações da indústria de fabricantes e fornecedores líderes se encontram na FIPAN. Empresas expositoras dos mais diversos setores que atendem a Panificação, Confeitaria e toda a cadeia do food service apresentam especialistas em produtos e demonstrações práticas que, além de contribuir para a atualização dos profissionais do setor, possibilitam uma infinidade de conexões e parcerias.

Convenção Abip

04/11/2022 - Sexta-Feira - 08h

Presencial (Ceará)

Mais informações sobre esse evento em breve no site da Abip. 

Plantão Jurídico

22/11/2022 - Terça-Feira - 19h

Remoto (on-line)

Mais um Plantão Jurídico Abip acontece no dia 22 de novembro, às 19 horas, para todas as instituições filiadas à Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (Abip) e os associados dessas instituições.

O serviço é ofertado de forma gratuita aos participantes e é conduzido, ao vivo, pela advogada trabalhista, pós-graduada em Processo Civil, Direito Público, MBA em Direito e Processo do Trabalho, com especialização em Direito e Processo do Trabalho, pela Universidade de Coimbra, Portugal, Drª. Ana Luiza B. de Castro Magnago.

O link de acesso da plataforma Zoom é enviado para toda a diretoria, bem como para todas as entidades filiadas à Abip. Os interessados também podem solicitar acesso e enviar demandas e sugestões de pauta para os e-mails: secretaria@abip.org.br; assessoria@abip.org.br.

Seminário Abip Pelo Brasil

24/11/2022 - Quinta - Feira - 14h

Amazonas

O seminário digital de capacitação técnica e realização de negócios Abip Pelo Brasil acontece no dia 24 de novembro, diretamente do Amazonas. O evento é 100% gratuito e on-line e visa ajudar panificadores e parceiros a inovar e a se atualizar sobre as tendências do mercado. 

O evento, digital, dinâmico e com conteúdo relevante, é uma grande oportunidade para reunir, integrar e capacitar empresários, profissionais e fornecedores do setor de Panificação, Confeitaria e Alimentação Fora do Lar. 

A programação proporciona aos seus participantes capacitação técnica para empresas e profissionais através de palestras, cursos e aulas shows; além disso, de forma simultânea também é oferecido um ambiente dedicado para exposição de marcas, produtos e realização de muitos e bons negócios.

Quer saber mais? https://app.virtualieventos.com.br/abippelobrasil

Dia Mundial Do Pão

16/10/2022 - Domingo - 08h

Pão francês, pão de fermentação natural, pão rústico, pão de cereais, ciabatta, bisnaguinha, pão sírio, pão doce, pão australiano, pão de forma, pão italiano, pão integral… O pão é um dos alimentos mais tradicionais em todo o mundo. Para homenagear essa iguaria tão variada, tão popular e tão consumida, foi criado o Dia Mundial do Pão, celebrado no dia 16 de outubro. 

Mais informações sobre esse evento em breve no site da Abip.

Seminário Abip Pelo Brasil

06/10/2022 - Quinta - Feira - 14h

Rondônia

O seminário digital de capacitação técnica e realização de negócios Abip Pelo Brasil acontece no dia 06 de outubro, diretamente de Rondônia. O evento é 100% gratuito e on-line e visa ajudar panificadores e parceiros a inovar e a se atualizar sobre as tendências do mercado. 

O evento, digital, dinâmico e com conteúdo relevante, é uma grande oportunidade para reunir, integrar e capacitar empresários, profissionais e fornecedores do setor de Panificação, Confeitaria e Alimentação Fora do Lar. 

A programação proporciona aos seus participantes capacitação técnica para empresas e profissionais através de palestras, cursos e aulas-shows; além disso, de forma simultânea também é oferecido um ambiente dedicado para exposição de marcas, produtos e realização de muitos e bons negócios.

Quer saber mais? https://app.virtualieventos.com.br/abippelobrasil

Live Abip+

20/10/2022 - Quinta - Feira - 19h

Canal do Youtube Abip

A Live Abip + é um evento 100% gratuito que acontece no canal da Abip no Youtube.  Um espaço democrático para discussão de temas importantes para o fortalecimento e crescimento da Panificação e Confeitaria Brasileira.

A fim de trazer uma multiplicidade de ideias e pensamentos, sempre novos convidados são convidados a levar para o encontro uma minipalestra sobre um tema de destaque e relevância para o setor. Logo em seguida inicia-se o debate sobre o tema proposto, sempre considerando os comentários, as perguntas e sugestões dos participantes do chat. Participe! 

Fique por dentro do nosso canal e saiba quem serão os próximos palestrantes: https://www.youtube.com/c/ABIPCanalOficial

Diretoria Plenária Abip

27/10/2022 - Quinta - Feira - 19h

Remoto (on-line)

A Abip fornece o link de acesso a sala de reunião por meio do seu grupo oficial no WhatsApp, bem como por e-mail. Qualquer dúvida, entre em contato com assessoria@abip.org.br ou nos telefones: (61) 3327.3332; (61) 99973.8469.

Plantão Jurídico

20/09/2022 - Terça - Feira - 19h

Remoto (on-line)

Mais um Plantão Jurídico Abip acontecerá no dia 20/09, às 19 horas, para todas as instituições filiadas à Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (Abip) e os associados dessas instituições.

O serviço é ofertado de forma gratuita aos participantes e é conduzido, ao vivo, pela advogada trabalhista, pós-graduada em Processo Civil, Direito Público, MBA em Direito e Processo do Trabalho, com especialização em Direito e Processo do Trabalho, pela Universidade de Coimbra, Portugal, Drª. Ana Luiza B. de Castro Magnago.

O link de acesso da plataforma Zoom é enviado para toda a diretoria, bem como para todas as entidades filiadas à Abip. Os interessados também podem solicitar acesso e enviar demandas e sugestões de pauta para os e-mails: secretaria@abip.org.br; assessoria@abip.org.br.

Diretoria Plenária Abip

29/09/2022 - Quinta - Feira - 19h

Remoto (on-line)

A Abip fornece o link de acesso a sala de reunião por meio do seu grupo oficial no WhatsApp, bem como por e-mail. Qualquer dúvida, entre em contato com assessoria@abip.org.br ou nos telefones: (61) 3327.3332; (61) 99973.8469.

Plantão Tributário

04/08/2022 - Quinta - Feira - 19h

Remoto (on-line)

A Abip oferece o serviço de Plantão Tributário. Neste encontro é possível tirar dúvidas e discutir demandas de interesse do setor. 

O Plantão Tributário da Abip será feito via plataforma Zoom. O link de acesso é enviado para toda a diretoria, bem como para todas as entidades filiadas à Abip. Os interessados também podem solicitar acesso e enviar demandas e sugestões de pauta para os e-mails: secretaria@abip.org.brassessoria@abip.org.br.

Encontro - Diretoria Plenária Abip

18/08/2022 - Quinta - Feira - 19h

Remoto (on-line)

A Abip fornece o link de acesso a sala de reunião da Diretoria Abip por meio do seu grupo oficial no WhatsApp, bem como por e-mail. Qualquer dúvida, entre em contato com assessoria@abip.org.br ou nos telefones: (61) 3327.3332; (61) 99973.8469.

Seminário Abip Pelo Brasil

25/08/2022 - Quinta - Feira - 14h

Remoto (on-line)

O seminário digital de capacitação técnica e realização de negócios Abip Pelo Brasil acontece no dia 25 de agosto. O evento é 100% gratuito e on-line e visa ajudar panificadores e parceiros a inovar e a se atualizar sobre as tendências do mercado. 

O evento, digital, dinâmico e com conteúdo relevante, é uma grande oportunidade para reunir, integrar e capacitar empresários, profissionais e fornecedores do setor de Panificação, Confeitaria e Alimentação Fora do Lar. 

A programação proporciona aos seus participantes capacitação técnica para empresas e profissionais através de palestras, cursos e aulas shows; além disso, de forma simultânea também é oferecido um ambiente dedicado para exposição de marcas, produtos e realização de muitos e bons negócios.

Quer saber mais? https://app.virtualieventos.com.br/abippelobrasil

Dia do Panificador

08/07/2022 - Sexta - Feira - 19h

O Dia do Panificador é comemorado anualmente em 8 de julho.
Mais informações sobre esse evento em breve no site da Abip.

Encontro – Diretoria Plenária Abip

18/07/2022 - Segunda - Feira - 19h

Presencial - SP

A de diretoria Abip, no mês de julho, está agendada para acontecer de forma presencial em São Paulo. Qualquer dúvida, entre em contato com assessoria@abip.org.br ou nos telefones: (61) 3327.3332; (61) 99973.8469.

Fipan - SP

20/07/2022 - Quarta - Feira - 08h

Presencial - SP

Promovida pelo SAMPAPÃO, a FIPAN é a maior feira de Panificação e Confeitaria da América Latina e uma das principais destinada a operadores do food service no país, tendo como característica marcante a efetivação de negócios durante a sua realização, sendo líder em visitação de proprietários, diretores e gerentes.

 

Aberta a todos os profissionais e gestores de padarias, confeitarias, restaurantes, pizzarias, buffets, lanchonetes, entre outros estabelecimentos ligados ao dia a dia da produção e comercialização de alimentos, a FIPAN oferece uma enorme gama de oportunidades a esses profissionais com foco na melhoria de eficiência e conteúdo para aprimorar suas habilidades e ampliar seus resultados.

 

Lançamentos e inovações da indústria de fabricantes e fornecedores líderes se encontram na FIPAN. Empresas expositoras dos mais diversos setores que atendem a Panificação, Confeitaria e toda a cadeia do food service apresentam especialistas em produtos e demonstrações práticas que, além de contribuir para a atualização dos profissionais do setor, possibilitam uma infinidade de conexões e parcerias.

Convenção Abip

02/11/2022 - Quarta - Feira - 12h

Presencial (Ceará)

Mais informações sobre esse evento em breve no site da Abip. 

Encontro – Diretoria Plenária Abip

30/06/2022 - Quinta - Feira - 19h

Remoto (on-line)

A Abip fornece o link de acesso a sala de reunião por meio do seu grupo oficial no WhatsApp, bem como por e-mail. Qualquer dúvida, entre em contato com assessoria@abip.org.br ou nos telefones: (61) 3327.3332; (61) 99973.8469.

Plantão Tributário

21/06/2022 - Terça - Feira - 19h

Remoto (on-line)

A Abip oferece o serviço de Plantão Tributário. Neste encontro é possível tirar dúvidas e discutir demandas de interesse do setor. 

O Plantão Tributário da Abip será feito via plataforma Zoom. O link de acesso é enviado para toda a diretoria, bem como para todas as entidades filiadas à Abip. Os interessados também podem solicitar acesso e enviar demandas e sugestões de pauta para os e-mails: secretaria@abip.org.brassessoria@abip.org.br.

Live Abip +

14/06/2022 - Terça - Feira - 19h

Canal do Youtube Abip

A Live Abip + é um evento 100% gratuito que acontece no canal da Abip no Youtube.  Um espaço democrático para discussão de temas importantes para o fortalecimento e crescimento da Panificação e Confeitaria Brasileira.

A fim de trazer uma multiplicidade de ideias e pensamentos, sempre novos convidados são convidados a levar para o encontro uma minipalestra sobre um tema de destaque e relevância para o setor. Logo em seguida inicia-se o debate sobre o tema proposto, sempre considerando os comentários, as perguntas e sugestões dos participantes do chat. Participe! 

Fique por dentro do nosso canal e saiba quem serão os próximos palestrantes: https://www.youtube.com/c/ABIPCanalOficial

Encontro – Diretoria Plenária Abip

26/05/2022 - Quinta - Feira - 19h

Remoto (on-line)


A Abip fornece o link de acesso a sala de reunião por meio do seu grupo oficial no WhatsApp, bem como por e-mail. Qualquer dúvida, entre em contato com assessoria@abip.org.br ou nos telefones: (61) 3327.3332; (61) 99973.8469.

Plantão Jurídico

17/05/2022 - Terça - Feira - 19h

Remoto (on-line)

Acontece no dia 17/05, às 19 horas, o Plantão Jurídico Abip para todas as instituições filiadas à Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (Abip) e os associados dessas instituições.

O serviço é ofertado de forma gratuita aos participantes e é conduzido, ao vivo, pela advogada trabalhista, pós-graduada em Processo Civil, Direito Público, MBA em Direito e Processo do Trabalho, com especialização em Direito e Processo do Trabalho, pela Universidade de Coimbra, Portugal, Drª. Ana Luiza B. de Castro Magnago.

O link de acesso da plataforma Zoom é enviado para toda a diretoria, bem como para todas as entidades filiadas à Abip. Os interessados também podem solicitar acesso e enviar demandas e sugestões de pauta para os e-mails: secretaria@abip.org.br; assessoria@abip.org.br.

Seminário Abip Pelo Brasil

07/05/2022 - Terça - Feira - 14h

Brasília, Goiás e Mato Grosso
Remoto (on-line)

O seminário digital de capacitação técnica e realização de negócios Abip Pelo Brasil acontece no dia 14 de JUNHO, diretamente da região Centro Oeste do país.

O evento é 100% gratuito e on-line e visa ajudar panificadores e parceiros a inovar e a se atualizar sobre as tendências do mercado.

O evento terá como co-realizadores os sindicatos e associações de Panificação e Confeitaria de Brasília, Goiás, Mato Grosso.  

A programação proporciona aos seus participantes capacitação técnica para empresas e profissionais através de palestras, cursos e aulas shows; além disso, de forma simultânea também é oferecido um ambiente dedicado para exposição de marcas, produtos e realização de muitos e bons negócios.

Quer saber mais? https://app.virtualieventos.com.br/abippelobrasil

Convenção Abip

28/04/2022 - Quinta - Feira - 08h

Presencial - MG

Acontece nos dias 26, 27 e 28 de abril a Convenção Abip, em Minas Gerais.

O encontro será presencial e realizado no Power Shopping Centerminas (Av. Pastor Anselmo Silvestre, 1495 – União, Belo Horizonte – MG). 

Programe-se! Qualquer dúvida, entre em contato com coordenacao@abip.org.br ou nos telefones: 61 9962-0842; (61) 3327.3332; (61) 99973.8469.

Convenção Abip

27/04/2022 - Quarta - Feira - 08h

Presencial - MG

Acontece nos dias 26, 27 e 28 de abril a Convenção Abip, em Minas Gerais.

O encontro será presencial e realizado no Power Shopping Centerminas (Av. Pastor Anselmo Silvestre, 1495 – União, Belo Horizonte – MG). 

Programe-se! Qualquer dúvida, entre em contato com coordenacao@abip.org.br ou nos telefones: 61 9962-0842; (61) 3327.3332; (61) 99973.8469.

Encontro – Diretoria Plenária Abip

26/04/2022 - Terça - Feira - 19h

Remoto (on-line)

A Abip fornece o link de acesso a sala de reunião por meio do seu grupo oficial no WhatsApp, bem como por e-mail. Qualquer dúvida, entre em contato com assessoria@abip.org.br ou nos telefones: (61) 3327.3332; (61) 99973.8469.

Convenção Abip

26/04/2022 - Terça - Feira - 08h

Presencial - MG

Acontece nos dias 26, 27 e 28 de abril a Convenção Abip, em Minas Gerais.

O encontro será presencial e realizado no Power Shopping Centerminas (Av. Pastor Anselmo Silvestre, 1495 – União, Belo Horizonte – MG). 

Programe-se! Qualquer dúvida, entre em contato com coordenacao@abip.org.br ou nos telefones: 61 9962-0842; (61) 3327.3332; (61) 99973.8469.

Plantão Jurídico

15/03/2022 - Terça - Feira - 19h

Remoto (on-line)

Mais um Plantão Jurídico Abip acontecerá no dia 15/03, às 19 horas, para todas as instituições filiadas à Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (Abip) e os associados dessas instituições.

O serviço é ofertado de forma gratuita aos participantes e é conduzido, ao vivo, pela advogada trabalhista, pós-graduada em Processo Civil, Direito Público, MBA em Direito e Processo do Trabalho, com especialização em Direito e Processo do Trabalho, pela Universidade de Coimbra, Portugal, Drª. Ana Luiza B. de Castro Magnago.

O link de acesso da plataforma Zoom é enviado para toda a diretoria, bem como para todas as entidades filiadas à Abip. Os interessados também podem solicitar acesso e enviar demandas e sugestões de pauta para os e-mails: secretaria@abip.org.br; assessoria@abip.org.br.

Seminário Abip Pelo Brasil

24/03/2022 - Quinta - Feira - 14h

Rio Grande do Sul/Santa Catarina
Remoto (on-line)

O seminário digital de capacitação técnica e realização de negócios Abip Pelo Brasil acontece no dia 24 de março, diretamente do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. O evento é 100% gratuito e on-line e visa ajudar panificadores e parceiros a inovar e a se atualizar sobre as tendências do mercado. 

O evento, digital, dinâmico e com conteúdo relevante, é uma grande oportunidade para reunir, integrar e capacitar empresários, profissionais e fornecedores do setor de Panificação, Confeitaria e Alimentação Fora do Lar. 

A programação proporciona aos seus participantes capacitação técnica para empresas e profissionais através de palestras, cursos e aulas shows; além disso, de forma simultânea também é oferecido um ambiente dedicado para exposição de marcas, produtos e realização de muitos e bons negócios.

Quer saber mais? https://app.virtualieventos.com.br/abippelobrasil

Encontro – Diretoria Plenária Abip

31/03/2022 - Quinta - Feira - 19h

Remoto (on-line)

A Abip fornece o link de acesso a sala de reunião por meio do seu grupo oficial no WhatsApp, bem como por e-mail. Qualquer dúvida, entre em contato com assessoria@abip.org.br ou nos telefones: (61) 3327.3332; (61) 99973.8469.

Plantão Tributário

22/02/2022 - Terça - Feira - 19h

Remoto (on-line)

A Abip oferece, por meio de seu consultor tributário, Rogério Neber, o serviço de Plantão Tributário. Neste encontro é possível tirar dúvidas e discutir demandas de interesse do setor. 

O Plantão Tributário da Abip será feito via plataforma Zoom. O link de acesso é enviado para toda a diretoria, bem como para todas as entidades filiadas à Abip. Os interessados também podem solicitar acesso e enviar demandas e sugestões de pauta para os e-mails: secretaria@abip.org.br; assessoria@abip.org.br

Convenção Abip

03/11/2022 - Quinta - Feira - 08h

Presencial (Ceará)

Mais informações sobre esse evento em breve no site da Abip. 

Encontro Diretoria Plenária Abip

15/12/2022 - Quinta - Feira - 19h

Remoto (on-line)

A Abip fornece o link de acesso a sala de reunião por meio do seu grupo oficial no WhatsApp, bem como por e-mail. Qualquer dúvida, entre em contato com assessoria@abip.org.br ou nos telefones: (61) 3327.3332; (61) 99973.8469.

APAS

16 à 19

São Paulo - SP

O evento de grande porte, conhecido tradicionalmente em todo o Brasil por reunir alguns dos principais setores da cadeia alimentar e de bebidas. Saiba mais: https://apasshow.com/

POSTS PARA REDE SOCIAL

POSTS PARA REDE SOCIAL

POSTS PARA REDE SOCIAL

POSTS PARA REDE SOCIAL

Clique na opção desejada

ARTES E REELS PARA REDE SOCIAL

Camisetas personalizadas

A Abip produziu artes com as frases “Tem Pão Quentinho na Padaria – Saudável, Gostoso e Que Cheirinho!”, “Pão Quentinho só na Padaria” e “Pão com Qualidade é na Padaria”.

As artes disponibilizadas estão em formato JPG e com espaço reservado para inserção do logo do sindicato local ou padaria e confeitaria. As artes podem ser estampadas em camisetas de qualquer cor – as letras estão em cor branca (para camisas de cor escura) e preta (para camisas de cor clara).

Além disso, os panificadores podem fazer parceria com fornecedores locais para inserção da marca na camiseta também. Isso ajudará a custear a produção e fortalecer o vínculo de parceria.

Desejamos sucesso!

FIPAN

19 à 22

São Paulo - SP 

“Promovida pelo SAMPAPÃO, a FIPAN é a maior feira de Panificação e Confeitaria da América Latina e uma das principais destinada a operadores do food service no país, tendo como característica marcante a efetivação de negócios durante a sua realização, sendo líder em visitação de proprietários, diretores e gerentes.

Aberta a todos os profissionais e gestores de padarias, confeitarias, restaurantes, pizzarias, buffets, lanchonetes, entre outros estabelecimentos ligados ao dia a dia da produção e comercialização de alimentos, a FIPAN oferece uma enorme gama de oportunidades a esses profissionais com foco na melhoria de eficiência e conteúdo para aprimorar suas habilidades e ampliar seus resultados.

Lançamentos e inovações da indústria de fabricantes e fornecedores líderes se encontram na FIPAN. Empresas expositoras dos mais diversos setores que atendem a Panificação, Confeitaria e toda a cadeia do food service apresentam especialistas em produtos e demonstrações práticas que, além de contribuir para a atualização dos profissionais do setor, possibilitam uma infinidade de conexões e parcerias. Saiba mais: https://fipan.com.br/

ANUFOOD CHINA

20 à 23

Pequim – China

Feira internacional de alimentos e bebidas, saiba mais em: http://www.anufoodchina.com/

IDDBA-Dairy-Deli-Bakery Seminar & Expo

05 à 07

Atlanta -Georgia

Envolva-se pessoalmente com mais de 10.000 participantes e mais de 800 empresas expositoras na maior feira exclusiva do setor de laticínios, delicatessens, padaria e food service. Construir relacionamentos e expandir negócios enquanto experimenta novos produtos e tendências. O IDDBA 2022 está em Atlanta, GA, no Georgia World Congress Center, de 5 a 7 de junho. Saiba mais: https://www.iddba.org/iddba-show/participate/registration-hotels

Alimentec

07 à 10

Bogotá – Colômbia

Feira internacional de tecnologias alimentícias. Saiba mais: https://feriaalimentec.com/es/

FISPAL Food Service

07 à 10

São Paulo - SP

“O maior evento do setor food service, agora de forma presencial (no pavilhão)
e digital.​ Saiba mais: https://www.fispalfoodservice.com.br/pt/home.html

Fipan - SP

21/07/2022 - Quinta - Feira - 08h

Presencial - SP

Promovida pelo SAMPAPÃO, a FIPAN é a maior feira de Panificação e Confeitaria da América Latina e uma das principais destinada a operadores do food service no país, tendo como característica marcante a efetivação de negócios durante a sua realização, sendo líder em visitação de proprietários, diretores e gerentes.

 

Aberta a todos os profissionais e gestores de padarias, confeitarias, restaurantes, pizzarias, buffets, lanchonetes, entre outros estabelecimentos ligados ao dia a dia da produção e comercialização de alimentos, a FIPAN oferece uma enorme gama de oportunidades a esses profissionais com foco na melhoria de eficiência e conteúdo para aprimorar suas habilidades e ampliar seus resultados.

 

Lançamentos e inovações da indústria de fabricantes e fornecedores líderes se encontram na FIPAN. Empresas expositoras dos mais diversos setores que atendem a Panificação, Confeitaria e toda a cadeia do food service apresentam especialistas em produtos e demonstrações práticas que, além de contribuir para a atualização dos profissionais do setor, possibilitam uma infinidade de conexões e parcerias.

SULSERVE

10 à 12

Novo Hamburgo -RS

“A SULSERVE – Feira de Padaria, Gastronomia e Hotelaria está na sua 3ª edição e irá acontecer no dias 10, 11 e 12 de maio de 2022, das 13hs às 20hs, nos pavilhões da Fenac, em Novo Hamburgo/RS. A feira SULSERVE é especializada em Padaria, Gastronomia e Hotelaria, e reúne fabricantes e fornecedores destes segmentos com o objetivo de gerar novas oportunidades de negócios. Na feira, os visitantes vão conhecer as principais tendências em equipamentos e produtos alimentícios, além de participarem de palestras e cursos de especialização, pois atualização também é o foco da feira SULSERVE. FEIRA PROFISSIONAL E PRESENCIAL, entrada gratuita para profissionais da área.”

THAIFEX Word of Food

24 - 28

Bangkok – Tailândia

O THAIFEX – Anuga Asia 2022 é um evento presencial de 5 dias imperdível para conquistar mais participação de mercado.

SIAL CHINA

18 à 20

Xangai – China

A maior exposição de inovação em alimentos e bebidas da Ásia, a SIAL China, está estrategicamente localizada em Xangai, uma porta de entrada para a Ásia e um centro global de finanças e inovação. Saiba mais: https://www.sialchina.com/

ANUFOOD Brazil

12 à 14

São Paulo - SP

Feira exclusiva de alimentos e bebidas com foco em geração de novos negócios para empresas de todos os tamanhos. Saiba mais: https://www.anufoodbrazil.com.br/

SIAL MIDDLE EAST

06 à 08

Abu Dhabi – Emirados Árabes Unidos

Feira internacional de alimentos e bebidas. Saiba mais: https://www.sialme.com/

YUMMEX Middle East

07 à 09

Dubai – Emirados Árabes

A yummex Middle East regressa para a sua 14.ª edição em novembro, reforçando a sua posição como a principal vitrine de doces e lanches da região. É o local ideal para todos os profissionais do setor, desde fabricantes e compradores até empresas que lançam os seus mais recentes produtos e inovações. Mais de 9000 visitantes participaram do evento do ano passado, que contou com mais de 250 expositores de 40 países. Nesta edição deste ano, os participantes podem aguardar as últimas tendências do setor e comemorar os vencedores do yummex ME Innovation Awards. Saiba mais: https://www.ism-me.com/

SIAL PARIS

15 à 19

PARIS - FRANÇA

SIAL Paris será uma fonte de inspiração para toda a comunidade alimentar. Descubra todas as últimas tendências e inovações, encontre os parceiros de negócios certos para você e enfrente os desafios que o setor enfrenta juntos. Saiba mais: https://www.sialparis.com/

ACAPS TRADE SHOW

20 à 22

Vitória - ES

A tradicional feira de negócios organizada pela Associação Capixaba de Supermercados (Acaps), terá a sua 34ª edição em 2022 e passa a se chamar ACAPS TRADE SHOW, com a corealização do sindicato da indústria de panificação e confeitaria local. O objetivo do evento é promover o crescimento do setor varejista capixaba, através de uma feira de negócios com fornecedores de todo o Brasil, expondo e apresentando as últimas tendências e novidades em produtos e serviços para o varejo. Saiba mais: https://acapstradeshow.com.br/

America Food & Beverage Show

12 à 13

Miami - Florida

Feira da indústria de alimentos e bebidas. Oportunidade de interação com varejistas e compradores de serviços de alimentação dos EUA e de toda a América Latina e Caribe. Saiba mais: https://www.americasfoodandbeverage.com/about_us.cfm

IBIE-Exposição Internacional da Indústria de Panificação

18 à 21

Las Vegas -Nevada

O maior evento comercial para a indústria de alimentos à base de grãos do Hemisfério Ocidental. Saiba mais: https://www.bakingexpo.com/pt-br/

Word Food Moscow

20 à 23

Moscou – Rússia 

A WorldFood Moscow é a maior exposição de alimentos de outono na Rússia, o principal local para reuniões e compartilhamento de melhores práticas entre os líderes do mercado de alimentos russos e estrangeiros. Saiba mais: https://world-food.ru/Home

Convenção ABIP

25/06/2022 - Quarta -Feira - 14h

Presencial - MG

O primeiro encontro presencial da Abip 2022 está confirmado para acontecer em Belo Horizonte (MG). Mais informações sobre esse evento em breve no site da Abip.

Convenção ABIP

24/06/2022 - Terça - Feira - 08h

Presencial - MG

O primeiro encontro presencial da Abip 2022 está confirmado para acontecer em Belo Horizonte (MG). Mais informações sobre esse evento em breve no site da Abip.

Convenção ABIP

23/06/2022 - Segunda-Feira - 14h

Presencial - MG

O primeiro encontro presencial da Abip 2022 está confirmado para acontecer em Belo Horizonte (MG). Mais informações sobre esse evento em breve no site da Abip.

Encontro – Diretoria Plenária Abip

17/02/2022 - Quinta - Feira - 19h

Remoto (on-line)

A Abip fornece o link de acesso a sala de reunião por meio do seu grupo oficial no WhatsApp, bem como por e-mail. Qualquer dúvida, entre em contato assessoria@abip.org.br ou nos telefones: (61) 3327.3332; (61) 99973.8469.