Confira receitas de inverno quentinhas para a sua padaria

O inverno chegou!! E para comemorar o início dessa época mais fresquinha, a Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (Abip) preparou uma seleção de receitas especiais para você aquecer o coração e encantar o paladar dos clientes.

Aprenda a fazer carne de panela desfiada com pão francês; polenta na pressão com gorgonzola; e vaca atolada especial.

Torne a sua padaria mais aconchegante e atrativa. Confira essas dicas de receitas de inverno.

CARNE DE PANELA DESFIADA COM PÃO FRANCÊS 

INGREDIENTES (Serve 15 porções)

2 kg de coxão mole; 2 cebolas; 1 cenoura; 1 talo de salsão (sem as folhas); 4 dentes de alho; 2 latas de tomates pelados em cubos; 1 xícara (chá) de água fervente; ½ xícara (chá) de vinho tinto; azeite a gosto; 3 folhas de louro; sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto.

MODO DE PREPARO

Corte a carne em pedaços de cerca de 7 cm – assim ela fica do tamanho certinho para desfiar.

Lave e seque a cenoura e o salsão. Descasque e pique fino as cebolas e os dentes de alho. Corte o talo de salsão em cubinhos. Descasque e passe a cenoura pela parte grossa do ralador. Leve uma chaleira com um pouco mais de 1 xícara (chá) de água ao fogo alto.

Leve uma panela de pressão (sem a tampa) ao fogo alto. Atenção: para essa receita é necessária uma panela de pressão de pelo menos 6 litros. Quando a panela estiver bem quente, regue com 2 colheres (sopa) de azeite e coloque quantos pedaços de carne couberem, um ao lado do outro – doure a carne em etapas, se colocar tudo de uma vez só, vai cozinhar em vez de dourar.

Só vire a carne com a pinça quando ela desgrudar do fundo da panela, isso leva cerca de 3 minutos. Tempere com sal e pimenta a gosto, diminua o fogo para médio e vá virando a carne para dourar todos os lados por igual.

Transfira os pedaços de carne dourados para uma travessa e repita com o restante, regando a panela com 1 colher (sopa) de azeite a cada leva e temperando a carne com sal e pimenta. Transfira a última leva de carne para a travessa e reserve.

Mantenha a panela em fogo médio, regue com 1 colher (sopa) de azeite e acrescente a cebola. Tempere com uma pitada de sal e refogue por 3 minutos, até murchar – raspe bem o fundo da panela com a espátula para ir dissolvendo os queimadinhos da carne, eles dão sabor ao preparo. Junte o salsão, a cenoura e o alho e refogue por 3 minutos até murchar.

Adicione o tomate pelado (com o líquido) e misture bem. Regue com o vinho e mexa raspando o fundo da panela.  Junte as folhas de louro, tempere com 1 colher (chá) de sal e pimenta a gosto. Volte a carne à panela. Regue com 1 xícara (chá) da água fervente – o líquido total da panela deve cobrir ⅔ do volume da carne, do contrário o molho pode ficar aguado. Tampe e deixe cozinhar em fogo alto. Assim que a válvula da panela começar a apitar, abaixe o fogo e deixe cozinhar por mais 30 minutos.

Desligue o fogo e deixe toda a pressão sair e a panela parar de apitar antes de abrir. Com a pinça, transfira a carne para uma travessa e desfie os pedaços, ainda quentes, com dois garfos. Enquanto isso, mantenha o molho na panela (sem a tampa) em fogo baixo para encorpar.

Volte a carne desfiada para a panela e misture ao molho do cozimento. Sirva com pão francês.

POLENTA NA PRESSÃO COM GORGONZOLA 

 

INGREDIENTES (Serve 6 porções)

2 xícaras (chá) de sêmola de milho (fubá para polenta); 1,750 litro de água; ½ xícara (chá) de queijo parmesão ralado; 2 colheres (sopa) de manteiga; 2 colheres (chá) de sal; 6 fatias grossas de queijo gorgonzola; azeite a gosto; pimenta-do-reino moída na hora a gosto

MODO DE PREPARO

Pré-aqueça o forno a 240 ºC (temperatura alta).

Coloque a água na panela de pressão (sem a tampa) e leve ao fogo alto. Quando começarem a subir as primeiras bolhas acrescente o sal e junte a sêmola de milho aos poucos, mexendo com um batedor de arame para não empelotar.

Feche a panela e mantenha em fogo alto. Assim que começar a apitar, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 5 minutos.

Desligue o fogo e, com um garfo, levante a válvula para liberar toda a pressão antes de abrir a panela. Mexa bem com um batedor de arame até a polenta ficar lisa – quando abrir a panela, a superfície vai estar mais líquida e separada da polenta no fundo, não se assuste, é assim mesmo e é só misturar.

Volte a panela ao fogo baixo e mexa com o batedor por mais 2 minutos, até a polenta ficar cremosa. Desligue o fogo e misture a manteiga e o parmesão ralado. Prove e ajuste o sal.

Divida a polenta em 6 tigelas pequenas (que possam ir ao forno) e coloque sobre cada uma 1 fatia de gorgonzola. Transfira as tigelas para uma assadeira grande e leve ao forno por cerca de 5 minutos, ou até o queijo derreter (se seu forno tiver a opção grill, pode usar). Retire do forno com cuidado e sirva a seguir com um fio de azeite e pimenta-do-reino moída na hora a gosto.


VACA ATOLADA

INGREDIENTES (Serve até 4 porções)

1,5 kg de costela bovina; ¼ de xícara (chá) de farinha de trigo; 2 cebolas picadas fino; 2 dentes de alho descascados e amassados; 2 tomates descascados e sem sementes, picados; 1 colher (sopa) de vinagre; 1 litro de água; 2 colheres (sopa) de óleo; 3 mandiocas descascadas e cortadas em rodelas de cerca de 2 cm; folhas de salsinha fresca

MODO DE PREPARO

  1. Numa tigela, tempere as costelas com sal e pimenta-do-reino. Salpique a farinha de trigo e misture.
  2. Leve uma panela de pressão com o óleo ao fogo médio. Quando aquecer, frite as costelas, em etapas, até dourarem por todos os lados. Não amontoe as costelas no fundo da panela, para que não criem água (o que vai impedi-las de adquirir o dourado). Retire da panela e transfira para um prato.
  3. Refogue a cebola na mesma panela. Regue com ¼ de xícara (chá) de água e raspe bem o fundo da panela (esse fundinho é que dá o sabor à receita). Junte os tomates, os dentes de alho, o vinagre e cozinhe por 5 minutos. Retorne as costelas à panela e regue com o litro de água. Tampe a panela, e após começar a apitar, conte 35 minutos.
  4. Desligue o fogo e, quando toda a pressão sair, abra a panela.
  5. Adicione a mandioca e complete com 1 xícara (chá) de água. Deixe cozinhar por 20 minutos, mexendo de vez em quando para o fundo não queimar. Na hora de servir, salpique folhas de salsinha fresca e ofereça pão para acompanhar.


Fonte (receita e foto): Panelinha

COMUNICAÇÃO
PARA SUA PADARIA

ACESSE NOSSAS REDES

RECEBA NOSSAS NOVIDADES!

INSTITUIÇÕES

CLIPPING DA PANIFICAÇÃO E CONFEITARIA