Quer aprender a ganhar dinheiro e investir em um mercado que mexe com o coração dos brasileiros? As padarias e confeitarias são ótimas alternativas, para quem quer começar a empreender. No Brasil, são mais de 70 mil estabelecimentos, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (Abip).
O presidente da associação, Paulo Menegueli, informou que o segmento movimentou R$ 95,08 bilhões, em 2019, e teve um crescimento da ordem de 2,65%. “O setor tem se fortalecido e tem boas perspectivas de crescimento. Com uma visão de parceria, conectividade e integração estamos traçando grandes planos para 2021”, adiantou.
Menegueli afirma ainda que há muito espaço para quem deseja investir no segmento. “Com um bom planejamento os riscos podem ser contornados e o empreendedor terá a oportunidade de entrar com o pé direito em um mercado que nunca sai de moda. Acredito que àqueles que desejam transformar seus negócios em lugares de felicidade, serão muito bem sucedidos. Não é difícil investir em padarias e confeitarias, mas é preciso dedicação, atenção às novas tendências e pesquisas”, alertou.
O presidente da instituição, que também é panificador há 42 anos, elencou algumas dicas para quem deseja ganhar dinheiro na área.
Confira algumas dicas:
- Localização
Pense na localização do seu negócio. Analise se a rua é movimentada e se há demanda no local.
- Defina seu público-alvo
Após escolher a localização, será mais fácil definir a sua clientela. Se o seu negócio ficar próximo a uma universidade, por exemplo, o público-alvo deve ser de estudantes e docentes. Caso esteja em uma área mais residencial, se prepare para atender famílias; agora, se estiver situada em uma área industrial, busque por espaço e um cardápio adequado para as demandas do trabalhador ou ofereça um serviço de entrega para as empresas.
Além disso, é preciso conhecer o nível financeiro do bairro onde a sua padaria ou confeitaria está instalada. Assim, você consegue preparar um cardápio de forma condizente. Famílias com um maior poder de compra costumam preferir produtos mais gourmets e diferentes, além de espaços bem iluminados e climatizados. Lembrando que a qualidade dos produtos e o bom atendimento são sempre fundamentais para a imagem do seu negócio, independente da região e do tamanho do bolso do seu público.
- Encontre o estilo de sua padaria
Antes de abrir as portas do seu empreendimento é importante decidir qual será o segmento de sua padaria, ou seja, seus produtos serão tradicionais ou seguirá a linha de itens artesanais, com diferenciais, como gourmet, fitness ou orgânico?
Para tomar essa decisão, é preciso começar a conhecer os clientes. Perto de uma academia, produtos fitness tendem a ter uma ótima saída. Produtos orgânicos costumam atrair consumidores mais preocupados com a saúde. Bairros que possuem muitos casais com filhos pequenos tendem a consumir lanches após o horário da escola da criançada e produtos que são atrativos aos olhos, como pães confeitados.
Já estudantes e trabalhadores costumam buscar locais para o almoço, e uma padaria pode servir muito bem para essa finalidade.
- Invista em equipamentos e na elaboração de um espaço adequado
Proporcionar conforto e satisfação para o cliente também deve ser sua prioridade. Uma decoração e uma organização de espaços e produtos podem encantar e fidelizar aquele visitante que entrou para comprar apenas um pão francês. Uma dica é fazer enquetes, pesquisas no bairro e até visitar outras padarias que possam nortear que tipo de espaço você quer ou não quer oferecer para seus clientes.
- Organize seu capital para o investimento
Para começar um empreendimento de sucesso, você precisa ter um capital inicial que viabilize o negócio até ele ser autossuficiente. Por isso, é preciso calcular todo o investimento em imóvel (compra ou aluguel do espaço), móveis, equipamentos, matéria-prima, salários, treinamento, marketing e outros gastos. Em média, no Brasil, o gasto inicial por metro quadrado é de R$ 5 mil. No entanto, o valor pode variar muito de acordo a sua localização.
- Invista em atendimento e relacionamento com o cliente
Todo cliente gosta de ser bem atendido, desde o consumidor que vai tomar cafezinho e curte ficar de bate-papo com os atendentes até aquele que passa correndo para comprar o pãozinho. Então, faça treinamento com a sua equipe; e se possível visite e trabalhe na sua loja para sentir o feedback dos clientes.
- Divulgue seu negócio
Já ouviu a frase: quem não é visto, não é lembrado? Então, de pouco adianta ter produtos saborosos e um atendimento excelente, se ninguém conhece sua padaria e confeitaria. Por isso, invista em divulgação nos meios de comunicação e aproveite as redes sociais para se aproximar do seu público. Mas, tome cuidado: uma divulgação malfeita pode afastar clientes e ser uma perda de dinheiro.
- Tenha um cardápio diferenciado
Aqueles itens básicos de uma padaria: pães, bolos e embutidos não podem faltar. Mas, fique atento se o seu público gosta de consumir só o clássico ou também as opções inovadoras. Durante datas comemorativas, ouse com novidades e novos sabores. Talvez, você descubra aí um novo produto para ser fixado no cardápio, que não constava no seu ‘menu’ do dia a dia.
- Aposte na tecnologia
A tecnologia é uma realidade. O empreendimento que investe na análise de dados e no uso de sistemas de gestão e de atendimento é mais inovador, conectado com o seu cliente e suas necessidades. Além disso, ter a tecnologia como aliada pode cortar custos e garantir que o atendimento das demandas sejam mais ágeis e precisos.
- Crie conexões
Se conectar com outros profissionais do seu ramo é fundamental para estabelecer parcerias, fortalecer o seu negócio e até economizar dinheiro. As associações, por exemplo, reúnem os empreendedores do setor para terem mais força junto a ministros, senadores e deputados na aprovação e criação de leis e normas. Outra vantagem de estar associado é participar de compras coletivas de produtos e conseguir descontos ao adquirir produtos de empresas parceiras.
Os sindicatos também costumam oferecer aos filiados assistência jurídica, médica e odontológica, descontos em escolas de idiomas, faculdades e até viagens.