Manter um fluxo de clientes constante e aumentar o tíquete médio das vendas têm sido dois grandes desafios para quem empreende no ramo de panificação e confeitaria.
A ABIP registrou em 2018, nos Indicadores da panificação e confeitaria, uma queda no fluxo de clientes equivalente a -1,06% entre as empresas pesquisadas e o aumento de 3,91% no tíquete médio, o que indica que os clientes têm gastado mais, porém ido menos às padarias.
Na tentativa de atrair mais clientes para o ponto de venda, a solução adotada por donos e gestores de padarias está sendo investir em estratégias que destaquem o diferencial de seu negócio em relação aos demais.
Confira abaixo algumas estratégias para você aplicar e ter sucesso.
Criar oportunidades de venda.
Conhecer bem o seu público é um fator fundamental para entender quais são as necessidades dos perfis de clientes que visitam o seu negócio. E a partir daí, criar oportunidades para vendas de produtos, sejam eles de fabricação própria ou de conveniência.
Esta estratégia tornará o seu negócio versátil e pronto para atender às necessidades do consumidor em diversos momentos do dia e, consequentemente, proporcionará a oportunidade do cliente comprar não somente um, mas vários itens da sua padaria.
Oferecer refeições completas.
A tendência do momento para empresas do ramo de panificação é a multifuncionalidade. Por isso, apostar no serviço de buffet para as principais refeições do dia e continuar mantendo o cardápio do café da manhã e da tarde atrativos, somado a dica do tópico anterior, irá tornar a sua padaria a loja do dia a dia perfeita para visitar no café da manhã, no almoço e quando apertar a fome no período da tarde.
Crie um sistema de cartão fidelidade.
Fidelizar clientes é primordial para continuar mantendo o tíquete médio do seu negócio com uma performance positiva. E uma das estratégias para atingir este objetivo é criar um sistema de fidelização, como o cartão fidelidade.
O cartão pode dar desde um desconto depois de um determinado número de compras até um benefício ou presente, como uma sobremesa ou um lanche fresquinho.
Criar um cardápio saudável.
Não esqueça dos clientes que você pode atrair oferecendo um cardápio saudável. Pense que muitas pessoas deixam de consumir em determinados locais pelo fato de terem adotado uma nova dieta alimentar.
Invista na imagem do seu negócio.
Prepare uma boa apresentação não somente do seu produto, mas também das embalagens, bem como do ambiente e fachada.
Lembre-se que a apresentação do prato aguça a vontade de experimentá-lo, as embalagens são uma das formas da sua marca entrar na casa do cliente e um ambiente convidativo faz com que os consumidores permaneçam mais tempo no local, e consequentemente, consumam mais.
Capriche sempre para que o sucesso seja certeiro!