O 14º Seminário ABIP PELO BRASIL será realizado em 30 de setembro, a partir das 13h, no Centro de Eventos FIERGS, em Porto Alegre (RS). Promovido pela Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (Abip), em parceria com o Sebrae Nacional e o Sindipan-RS, o encontro terá programação presencial e transmissão ao vivo pelo YouTube da Abip, com participação gratuita.
A agenda foi estruturada a partir de temas diretamente relacionados à gestão e à operação das empresas de panificação e confeitaria. Entre os assuntos estão rentabilidade e produtividade do pão francês, delivery, cafés especiais, estratégias de vendas, gestão e experiências empresariais.
O encontro também terá área de expositores, participação de empresas e parceiros do setor e o momento Pão e Doces na Minha Vida, dedicado às trajetórias profissionais de nomes que atuam na panificação e na confeitaria.
PÃO FRANCÊS: PRODUTIVIDADE PRECISA SE TRANSFORMAR EM RESULTADO
O primeiro painel técnico do seminário será “Oportunidades e Rentabilidade do Pão Francês”, com Emerson Amaral, Rodrigo Kayser Schwertner e Rosiele Couto Corrêa.
A discussão parte de uma questão central para a gestão das padarias: como transformar volume de produção e vendas em rentabilidade?
Custos, desperdícios, produtividade, qualidade, eficiência operacional e estratégia comercial estão entre os aspectos que influenciam o resultado de um dos principais produtos da panificação brasileira.
| Saiba mais sobre os palestrantes: |
| Emerson Amaral, diretor da Ideal Consultoria e conselheiro técnico da ABIP, possui mais de 25 anos de atuação no setor de alimentos. Empresário e consultor estratégico, acumula mais de 5 mil horas de treinamentos e mais de 15 mil horas de consultoria para pequenos e microempresários, além de participação na gestão de parcerias nacionais entre Abip e Sebrae. |
| Rodrigo Kayser Schwertner, da Padaria e Confeitaria Sonho Doce, em Esteio (RS), traz para o painel a experiência de gestão de uma empresa do setor. Engenheiro de Produção Mecânica, atua diretamente na operação e no desenvolvimento do negócio. |
| Rosiele Couto Corrêa, da Óptima Consultoria em Eficiência Produtiva, é engenheira de alimentos e mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos, com atuação voltada à eficiência dos processos e à produtividade na indústria de alimentos. |
DELIVERY E CAFÉS ESPECIAIS: NOVAS OPORTUNIDADES PARA AS PADARIAS
Na sequência, o seminário amplia a discussão para estratégias de vendas e novas oportunidades de consumo com o painel “Cafés Especiais e Delivery: Como Preparar sua Padaria para Vender Mais”.
O conteúdo reunirá diferentes perspectivas do mercado de alimentação, bebidas e panificação, discutindo o desenvolvimento de canais de venda, comportamento do consumidor e possibilidades de crescimento para as empresas.
Participam Eurico Albrecht, empresário e consultor de cafés do Café República; Leonardo Vogel Dorneles, presidente da Abrasel-RS e empresário do setor de alimentação; Nicholas De Conto, empreendedor da Pão da Nona; Oigres Trevisan, sócio-administrador da Trevisan Padaria e Confeitaria; e Roger Scherer Klafke, do Sebrae/RS, responsável pela mediação.
| Saiba mais sobre os palestrantes: |
| Leonardo Vogel Dorneles, presidente da Abrasel-RS, empresário do setor de alimentação e proprietário da Companhia do Temaki e do Tempero Oriental, no Shopping Total, com mais de 17 anos de atuação no setor. |
| Eurico Albrecht é empresário, dono do Café República e consultor especialista em café. Sua participação no painel traz a perspectiva de quem atua diretamente com cafés e com o desenvolvimento de oportunidades nesse mercado. |
| Nicholas De Conto, da Pão da Nona, tem formação em Administração e Comércio Internacional pela PUCRS e experiência em gestão, inovação e desenvolvimento do negócio familiar. |
| Oigres Trevisan representa a experiência de quem construiu uma empresa familiar de panificação a partir da operação. Iniciou sua trajetória profissional aos 14 anos como auxiliar de padeiro e, em 2013, assumiu, junto com a mãe e os irmãos, o arrendamento de uma pequena padaria. A empresa cresceu ao longo dos anos e atualmente conta com 22 colaboradores. Oigres atua na gestão, produção, atendimento, desenvolvimento e expansão da Trevisan Padaria e Confeitaria. |
| Já Roger Scherer Klafke, do Sebrae/RS, é administrador, possui especialização em pequenos negócios, MBA em Marketing e mestrado em Estratégia. Sua experiência inclui projetos voltados ao desenvolvimento de negócios e ao segmento de alimentos e bebidas. |
EXPERIÊNCIA TAMBÉM FAZ PARTE DA PROGRAMAÇÃO
Além dos conteúdos técnicos, o ABIP PELO BRASIL reserva espaço para as experiências pessoais e profissionais de quem construiu sua trajetória dentro do setor.
O momento “Pão e Doces na Minha Vida” terá a participação de João Butske, Alex Confeiteiro e Luciano Fregapani.
| Saiba mais sobre os palestrantes: |
| João Butske, reconhecido como Melhor Padeiro do Mundo em 2026, compartilhará sua trajetória profissional e as experiências que fazem parte de sua caminhada na panificação. |
| Alex Confeiteiro, nome profissional de Alex Santos, atua na confeitaria e na produção de conteúdo digital. Seu trabalho reúne conhecimento técnico, produção de confeitaria e conteúdo para uma ampla audiência nas redes sociais, aproximando o público dos bastidores e da rotina profissional do setor. |
| A mediação será de Luciano Fregapani, diretor comercial do Moinho Motasa, engenheiro químico e profissional com 34 anos de trajetória na empresa. Além da atuação executiva, desenvolve trabalhos como palestrante e treinador em temas relacionados a liderança, atitudes, sucesso profissional, atendimento e vendas. |
ABIP PELO BRASIL APROXIMA CONHECIMENTO E REALIDADE EMPRESARIAL
A proposta do ABIP PELO BRASIL é levar discussões relevantes para diferentes regiões do país e aproximar empresários e profissionais das informações, experiências e oportunidades relacionadas ao setor.
Em Porto Alegre, a programação combina conteúdo técnico, experiências empresariais, relacionamento e acesso a parceiros, criando um ambiente para que os participantes possam ampliar conhecimentos e identificar possibilidades aplicáveis à realidade de seus negócios.
O evento também reforça a atuação integrada entre Abip, sindicatos, Sebrae, empresas e profissionais do setor, ampliando a circulação de conhecimento e a troca entre diferentes realidades da panificação brasileira.
A participação é gratuita e pode ser presencial ou por meio da transmissão ao vivo.
Inscrição gratuita no link: https://forms.gle/TZy1ZJVNRwv23Fah6
SERVIÇO
14º SEMINÁRIO ABIP PELO BRASIL – PORTO ALEGRE (RS)
Data: 30 de setembro de 2026
Horário: a partir das 13h (presencial), a partir das 14h (online)
Local: Centro de Eventos FIERGS
Endereço: Av. Assis Brasil, 8787 – Porto Alegre (RS)
Formato: presencial e transmissão ao vivo
Inscrição: gratuita no link https://forms.gle/TZy1ZJVNRwv23Fah6
PROGRAMAÇÃO
13h — Credenciamento e visita à área de expositores
14h — Abertura Oficial
14h20 — Painel | Oportunidades e Rentabilidade do Pão Francês
Emerson Amaral | Rodrigo Kayser Schwertner | Rosiele Couto Corrêa
15h05 — Painel | Cafés Especiais e Delivery: Como Preparar sua Padaria para Vender Mais
Eurico Albrecht | Leonardo Vogel Dorneles | Nicholas De Conto | Oigres Trevisan | Roger Scherer Klafke
15h50 — Momento Pãozinho
16h30 — Informes ABIP
17h — Pão e Doces na Minha Vida
João Butske | Alex Confeiteiro | Luciano Fregapani
18h — Encerramento e Coffee Break
Transmissão: canal da Abip no YouTube (https://www.youtube.com/c/ABIPCanalOficial)
PATROCINADORES
MOINHO M.DIAS BRANCO
MOINHO ESTRELA
MOINHO NORDESTE
MOINHO VACARIA
MOTASA
ORQUÍDEA
APOIADORES
AUTOMAÇÃO NA NUVEM
CINDREIA
ECOINSET
EQUISUPER
FESTPAN
FIERGS – SESI, SENAI, IEL
FORMAS KLEIN
GCN
IMPISA
NESTLÉ
QUALISAN
RAMALHOS
SMART CLEANING
SINDICATO DA ALIMENTAÇÃO (SIABRS)
EMPREENDEDORES PARCEIROS DO SABORES ÚNICOS | SEBRAE:
APIÁRIO CAMBARÁ, MONJULI, NOVO CITRUS, P&D E TRUTERIA DEFUMADOS ARTESANAIS.






































































































