Nada transmite mais aconchego e energia para o nosso dia a dia do que o aroma do pão francês saindo do forno. Na padaria, cada pão é feito diariamente com ingredientes selecionados: farinha de trigo, água, fermento e sal (e muito carinho). Essa combinação transforma um alimento básico em uma fonte de sabor, tradição, bem‐estar e energia.
Saúde e alimentação equilibrada
O consumo de pão fresco na padaria tem múltiplos benefícios para a alimentação. De acordo com a publicação científica da revista Critical Reviews in Food Science & Nutrition, pesquisadores ressaltam que o consumo de pão, especialmente quando combinado com farinhas de melhor qualidade ou grãos integrais, pode integrar uma dieta equilibrada sem favorecer ganho de peso excessivo.
Outro estudo, publicado em 2024, avaliou mais de 1,8 milhões de adultos e concluiu que o consumo de pão não está associado ao aumento do risco de câncer; e que o pão de grãos inteiros pode, até, apresentar efeito protetor, especialmente para câncer de cólon.
Além disso, a qualidade dos grãos importa: pesquisa da University of California, San Francisco mostrou que farinhas refinadas perdem até três quartos de nutrientes em comparação com grãos mais integrais, o que reforça o valor nutricional de pães preparados com bons ingredientes nas padarias.
Ou seja: escolher pão na padaria, fresco e feito com cuidado, ajuda você a manter disposição, aporte energético e uma alimentação mais consciente.
Rotina, frescor e conveniência local
Comprar pão na padaria é valorizar o cotidiano e adotar um hábito simples que faz diferença. Na prática:
- Você garante frescor diário: o pão é assado para o consumo naquele dia, o que preserva sabor, textura e aroma.
- Sem necessidade de longa conservação ou centenas de aditivos: o pão da padaria privilegia receitas tradicionais, com ingredientes de verdade.
- Um carboidrato essencial: o pão francês fornece energia rápida e de qualidade para começar o dia ou repor forças no meio da rotina.
- Um momento social e cultural: sair da padaria, ver o padeiro, o pão saindo do forno, conversar com vizinhos: tudo isso reforça a convivência, a tradição e o vínculo com o bairro.
Economia local e comunidade
Além dos benefícios individuais, comprar pão de padaria também fortalece a economia local. Segundo levantamento de 2025, o setor de panificação brasileiro representa um importante motor econômico: estima‐se que cerca de 50 milhões de pessoas frequentem padarias diariamente, o que representa aproximadamente 22,1 % da população nacional.
Quando você escolhe a padaria, ao invés de só redes grandes ou produtos industrializados, você apoia empreendedores da sua cidade, geração de empregos, dinamização do comércio de bairro e preservação de um modelo de negócio de proximidade.
Isso está alinhado ao propósito da campanha “Pão é Energia, Pão é na Padaria”, da Abip em parceria com o Sebrae Nacional: valorizar o pão francês, destacar a padaria como protagonista e mobilizar o consumo consciente.
Nosso convite
Na campanha #PãoÉEnergia e #PãoÉNaPadaria, convidamos você a valorizar o pão fresco da padaria de bairro, compartilhando sua foto ou vídeo, marcando @abipanificacao e usando as hashtags da ação.
Valorize o comércio local, escolha o pão de verdade feito todo dia, transforme seu momento de refeição num instante de sabor, conexão e energia. Porque mais do que alimento o pão da padaria é tradição, cultura, bem‐estar e energia!






































































































