O projeto ABIP PELO BRASIL desembarcou em Manaus (AM) no dia 17 de outubro de 2025, em uma edição especial realizada durante a Feira Internacional de Panificação da Amazônia (FIPA). O evento, promovido pela Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (Abip) e o Sebrae Nacional, em parceria com o Sindpam – Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria do Amazonas, reuniu centenas de participantes presencialmente no Centro de Convenções Vasco Vasques – Unidade 2 e contou ainda com transmissão ao vivo pelo canal da Abip no YouTube.
A programação técnica teve como eixo central o Pão Francês, símbolo da panificação brasileira, que movimenta mais de R$ 12 bilhões por ano e representa cerca de 9% das vendas das padarias. Durante o evento, foram apresentados dados inéditos da Pesquisa Técnica do Pão Francês – Edição Manaus, conduzida de forma sigilosa e baseada na Norma ABNT NBR 16170, que estabelece os 13 critérios de qualidade para o produto, avaliando cor, textura, crocância, sabor e aroma. No total, 105 padarias foram analisadas e 208 amostras avaliadas. As padarias classificadas em 1º, 2º e 3º lugar receberam certificados de reconhecimento durante a solenidade.
O presidente da Abip, Paulo Menegueli, apresentou o painel “Panorama da Panificação Brasileira: Tendências e Desafios”, destacando o crescimento de 10,92% no faturamento nacional e o desempenho acima da média das regiões Norte (+16,36%) e Nordeste (+13,37%). “A panificação é um setor que reflete o Brasil: trabalhador, criativo e resiliente. Mesmo diante de desafios como a falta de mão de obra e o aumento de custos, o nosso setor segue crescendo com inovação e qualidade”, destacou Menegueli.
A diretora-superintendente do Sebrae Amazonas, Ananda Carvalho, ressaltou a importância da parceria com a Abip e do fortalecimento da indústria local. “As padarias são parte viva da economia e da cultura alimentar do Amazonas”, afirmou. Carvalho também ressaltou a disponibilidade do Sebrae e atender os empresários do setor em suas diferentes necessidades com cursos, consultorias e orientações.
A programação seguiu com a palestra da publicitária e consultoria Patrícia Marques com o tema: Seu Produto é Único. Sua Marca Também Pode Ser! Como transformar produtos do dia a dia, como o pão francês, em verdadeiros campeões de vendas.
O evento também contou com o Debate Técnico “O Pão Francês em Foco: Técnicas, Processos e Desafios Regionais”, mediado por Emerson Amaral (consultor técnico da Ideal), com participação dos chefs Francijander de Oliveira (Manaus), Maurício Santos (São Paulo), Jerry Matos (Manaus) e Leilson Santos (Brasília). A discussão trouxe visões regionais sobre os processos de panificação, fermentação, peso, crocância e desafios de clima.
Encerrando a programação, houve um quiz superdinâmico sobre pão francês e apresentação da campanha Pão é Energia, Pão é na Padaria; para fechar a noite o chef espanhol Manuel Flecha conduziu a Oficina Prática “Sabores da Amazônia e o Pão Francês”, em uma verdadeira celebração à diversidade gastronômica.
O evento foi uma realização da Abip e Sebrae Nacional, com apoio do Sindpam.
Mais uma vez, o ABIP PELO BRASIL reafirma seu compromisso em levar integração, capacitação e inovação para os empreendedores do setor, fortalecendo a panificação em todas as regiões do país.








































































































