Estamos em contagem regressiva para o Dia Mundial do Pão, comemorado no dia 16 de outubro. A data é uma ótima oportunidade para dar visibilidade positiva às padarias brasileiras na mídia regional e nacional. A imprensa nesse período busca pautas positivas e de interesse popular.
Por isso, além da campanha Pão é Nutrição que está ativa e celebra a data, a ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DA PANIFICAÇÃO E CONFEITARIA (ABIP) também deseja contar com a sua participação para aderir, apoiar e divulgar a ação social: Doação: Amor e Pão.
Saiba como participar:
Proposta:
Campanha: Doação: Amor e Pão.
Quando: Dia 16 de Outubro, Dia Mundial do Pão.
Objetivo: Incentivar a solidariedade e doação de pães para instituições sociais.
Participantes: Instituições de Panificação e Confeitaria e suas padarias associadas; clientes das padarias.
Oportunidade: mídia espontânea para a instituição participante.
Como funcionará a campanha:
1- As padarias brasileiras, através dos sindicatos, associações, cooperativas e institutos de panificação e confeitaria, vão fazer uma doação de produtos panificados para uma instituição social da sua região no dia 16 de outubro. A quantidade não é fixa e varia conforme as condições de cada instituição.
2- Além disso, as padarias podem incentivar outras pessoas (seus clientes) a participarem da campanha, com o objetivo de multiplicar o volume de doação para as instituições sociais.
Sugestão: A cada 10 pães doados pelo cliente a padaria pode informar que também vai doar 1 unidade de pão.
Atenção: é importante salientar que as padarias, através das suas instituições representativas, já vão realizar a doação de uma quantidade fixa de pães, independente da quantidade doada pelos clientes.
Abordagem ao cliente:
- Incentivo: O incentivo aos clientes pode acontecer por meio de perguntas no caixa; cartazes; panfletos; adesivos; divulgação sonora e divulgação na rede social.
- A doação por parte dos clientes:As padarias podem vender um vale de doação “Amor e Pão” em seus caixas representando a quantidade de pão que o cliente quer doar.
- O vale:Para que a interação do cliente com a campanha seja concreta, ao fazer a doação (que pode ser de qualquer valor) o cliente poderá depositar o “Vale Amor e Pão” em uma urna/caixinha, disponibilizada pela padaria.
- A urna:Essa urna será entregue para a instituição social parceira escolhida pelo sindicato/associação, que posteriormente trocará os vales por pães nas padarias. É interessante que esteja fixado na urna ou em cartaz o nome da instituição que receberá a doação.
Marca do evento:
O logo da campanha será este:
Divulgação:
- Aviso aos clientes:Os clientes devem ser avisados da ação (que acontecerá no dia 16, sábado) a partir do dia 11/10 (segunda-feira).
- Entrega:A entrega da doação deve ser feita em dia e horário combinado entre o sindicato e a instituição social escolhida.
- Imprensa: É importante que a imprensa seja avisada da ação, pelo menos, até o dia 14 de outubro. Assim as redações vão se programar para cobrir a pauta em algumas padarias, dando visibilidade a ação e aumentando o número de doações. Também é interessante que avisem a imprensa sobre o dia que acontecerá a doação à instituição social escolhida. Assim os veículos conseguem mostrar o “antes” e o “depois” da campanha.
- Rede Social:sugerimos que as entregas das urnas de doações e de pães sejam registradas em fotografias pelos sindicatos e associações, como forma de prestar conta ao público.
Juntos Somos Mais Fortes
A Abip propõe às suas entidades filiadas que apoiem a ideia para que de forma uniforme, integrada e conectada o setor possa impactar todas as cinco regiões do país levando esperança, amor e solidariedade – marcas sempre presentes na Panificação e Confeitaria brasileira.