Faltam 50 dias para o Natal e se você, empresário, ainda não pensou nas estratégias de venda para a data, vamos te ajudar: ao longo do mês de novembro, a ABIP vai dar dicas de como investir e agradar os clientes para vender mais.
Vamos falar sobre sazonalidade: é a mistura daquele mix de produtos com gostinho de Natal. Cada região do país possui suas próprias características, mas alguns produtos já são figurinha carimbada, como panetone (e a infinidade de variações), biscoitinhos de gengibre decorados, rabanada, pães com castanhas etc. Na área de revenda, vale atenção para bebidas alcoolicas como vinhos e espumantes, frutas secas, embutidos e queijos.
Natal na padaria se tornou um sinônimo de oferta de serviços. As lojas que aderiram a tendência colecionam, ano após ano, fidelização dos clientes quando o assunto é ceia de Natal. Assar carnes, por exemplo, requer planejamento mas não interfere de forma brusca na rotina da produção, uma vez que a mão de obra utilizada será a já existente, bem como os equipamentos e utensílios. Além disso, é a oportunidade para vender produtos correlatos, como bebidas e doces.
Outro gancho interessante é a oferta do café da manhã (caso não seja uma rotina na sua loja) durante a semana festiva, via delivery e em modelo de buffet. Uma ideia é montar um kit de pães natalinos, com patês e acompanhamento deliciosos, que vão encantar o cliente e têm tudo para render outras encomendas.
Se você também tem uma ideia incrível para incrementar as vendas no Natal, compartilhe com a gente nos comentários.
Fonte: ABIP