Tendências de alimentação para 2019

Logo que um ano se inicia diversos segmentos e empresas começam a ditar suas apostas para o novo ano. Muitas se confirmam e outras não.

Na área de alimentação não é diferente.

Passei uma semana pesquisando em sites daqui e de fora do Brasil para organizar um pequeno relatório de tendências. Aqui, o interessante é aguçar a criatividade, pesquisar e quem sabe, sair na frente. Algumas ideias já estão por aí e somente tomarão mais espaço no próximo ano.

Vamos lá?

Comida de verdade

Salada de massa italiana feita fresco com frango Foto Premium

Imagem: Freepik

Comida de verdade  vai invadir as redes sociais em 2019. Como resultado, o lema “mais mercado e menos supermercado”, estará em consonância com a compra de alimentos “mais reais”, consumindo alimentos em seu estado mais natural possível.

Aqui aponta para a redução de alimentos industrializados e aumento do consumo de alimentos frescos, orgânicos e que fomentem a economia local.

Interessante também é que uma tendência também apontada pelo Instagram para o próximo ano são histórias e personagens mais reais. Stories com verdade, sem muita produção.

Lanches e sobremesas saudáveis

Bolo de muffin de nozes Foto gratuita

Imagem: Freepik

Estilo de vida saudável está na moda. E, como resultado disso, surgirão uma grande quantidade de lanches e sobremesas saudáveis. E, razão disto, a padaria vegana e saudável também se destacará com força crescente em confeitarias e doces caseiros.

A utilização de produtos menos processados em sobremesas será mais valorizada do que nunca. Assim, substituir o açúcar por adoçantes naturais é uma tendência forte. Na mesma linha, adicionar legumes e ingredientes naturais aos doces serão ótimas opções para  melhorar textura e sabor de lanches e sobremesas.

Resgate de técnicas artesanais (como a fermentação natural!)

Seleção variada de pães recém-feitos Foto gratuita

Imagem: Freepik

A busca por um estilo de vida mais saudável também está associada a um resgate da simplicidade, que se traduz no interesse por técnicas artesanais e por itens produzidos localmente. “Os consumidores estão se cansando de produtos muito elaborados, sem que se saiba ao certo como são feitos. A desconfiança em relação à indústria de alimentos faz com que eles se voltem para o modo artesanal de produzir pães, iogurtes, queijos etc.”, afirma Manoela Alexandre, do Sebrae.

Essa redescoberta do jeito antigo de fazer comida levou, por exemplo, à valorização da fermentação natural. Atentos a isso, restaurantes e panificadoras já estão oferecendo pães, massas e pizzas elaborados por meio desse processo. “Na verdade, nada disso é novidade. Estamos falando de um retorno à forma como nossos pais e avós faziam sua comida. Mas, para uma sociedade acostumada à industrialização e ao consumo em massa, essa tendência renasce com uma força substancial, embasada principalmente pela preocupação com a qualidade do que consumimos”, completa a especialista.

Livre de

Está é uma tendência que já está crescendo desde 2018 e também reforça o crescimento dos pães artesanais. A tendência ‘livre de’ encontrou seu lugar ao sol, graças, em especial, ao surgimento da mania livre de glúten. Sua popularidade continuará a crescer devido à crescente conscientização sobre alergias e intolerâncias. Um movimento entre alguns consumidores para reduzir drasticamente a ingestão de glúten, ao invés de omitir completamente, está impulsionando as vendas de pães de massa lenta, como a pizza, que é mais fácil de digerir do que as variedades comuns de pizza, graças ao seu longo processo de fermentação.

Pães Vegetais e Coloridos

A imagem pode conter: comida

Crédito da imagem https://www.facebook.com/pg/ceorbread

Segundo Amrin Walji, analista sênior de inovação da Mintel, os produtos de panificação que contêm vegetais são um meio forte para as marcas explorarem o interesse pela nutrição positiva. O uso de vegetais coloridos, como cenoura ou beterraba, torna o conteúdo vegetal mais tangível e ajuda a proporcionar um aumento geral do sabor. Apesar disso, o pão de origem vegetal continua sendo um nicho na Europa, com 6% de todos os lançamentos de pães no ano passado, de acordo com o Mintel Global New Products Database (GNPD) .

 

Sabores do mundo

À medida que restaurantes étnicos e barracas de comida de rua tomam conta da cena de serviços alimentícios , as cozinhas do mundo e a panificação podem expandir o uso de produtos e ingredientes nos pães e doces. Pães mexicanos, indianos …podem ajudar a impulsionar a demanda por tipos específicos de pão.

Fique atento à moda dos sabores do mediterrâneo. Essa maneira de comer está levando às prateleiras romãs, zaatar, sumagre e açafrão.

 

Redução linha de Produtos

As padarias reduzirão suas linhas de produtos, oferecendo seus produtos mais vendidos e favoritos sazonais, segundo a Revista Bakery. Encontrar o equilíbrio entre a oferta de uma variedade de produtos de panificação para atrair mais consumidores e oferecer produtos realmente lucrativos pode ser obtido examinando-se as linhas de produtos e o verdadeiro custo de produção. Grandes cadeias, como Dunkin ‘Donuts , estão diminuindo. A ideia já vem desde 2018. Focar no que se faz de melhor e incluir produtos especiais e sazonais ao longo do ano.

 

Mais tigelas (bowl)

Poke tigela com salmão servido na tigela Foto Premium

Imagem: Freepik

Outra tendência mais recente que mostra sinais de recuperação são as tigelas de comida. Começando com o Hawaiian Poke Bowl, o conceito ampliou seu alcance até o ponto em que tigelas de todas as variedades estão disponíveis durante todo o dia, com os clientes aptos a selecionar os que combinam com seu gosto e humor. Enquanto tigelas geralmente consistem de legumes, arroz e temperos, alguns apresentam frango, carne, camarão e até mesmo frutas, sementes e iogurte.

Sabores Botânicos

Rosa vermelha e folhas verdes colocam o saboroso bolo esponjoso Foto gratuita

Imagem: Freepik

Notas florais de rosa, lavanda e hibisco, juntamente com sabores salgados de tomilho, alecrim e manjericão foram tendência no ano passado e ainda continua forte por esse ano.  O poder da flor adicionado traz um sabor botânico misterioso e sutil.

Cardápios enxutos, pratos customizados e opções para dividir

O convite à simplicidade também chega aos restaurantes. Isso se manifesta na adoção de cardápios mais enxutos, com possibilidade de personalização dos pratos. Também vale a pena oferecer opções que possam ser compartilhadas, já que, devido à crise econômica, os clientes têm privilegiado essa alternativa. Pelo mesmo motivo, muitos têm trocado uma refeição completa por porções menores ou mesmo petiscos, principalmente no jantar. E essa é uma tendência que deve permanecer mesmo com a retomada da economia, especialmente entre o público mais jovem.

Delivery e ‘grab & go

Resultado de imagem para grab and go

Crédito imagem : Nestlé Professional

Cada vez mais relevante no faturamento de bares, padarias e restaurantes o delivery ainda tem bastante espaço para crescer e melhorar. Ainda mais com o avanço dos aplicativos de entrega.

As estações de ‘grab & go começaram nos Estados Unidos e já apontam por aqui. Refeições rápidas, snacks e lanches prontos para levar e consumir atendem a demanda da falta de tempo. Saladas, sanduíches leves e iogurtes com granola oferecem um refeição rápida e saudável. Avanços tecnológicos na área de embalagens ampliarão as possibilidades nesse setor, garantindo a preservação das características sensoriais dos produtos.

Maior diversidade de bebidas frias

Ampliando a oferta de bebidas frias, como smoothies, sucos, chás e shakes, é possível elevar o ticket médio (Foto: Thinkstock)

E como aumentar o tíquete médio? Ampliando a oferta de bebidas frias (como sucos, chás, shakes e smoothies). Essa receita tem se mostrado bem-sucedida nos segmentos de fast food, conveniência e cafeteria. Já quando se fala em bares e restaurantes, a expectativa é que as cervejas artesanais e a mixagem de drinks tenham uma participação cada vez mais significativa nas vendas.

 Maior automação

Agora que as refeições automatizadas estão se tornando mais comuns, prepare-se para ver mais bots no próximo ano. Eles não serão daqueles que fazem reconhecimento facial ou com sistemas de delivery para restaurantes de fast food, mas robôs que realmente fazem sua comida, oferecem serviço de quarto em hotéis e, além de acompanhar os clientes até restaurantes específicos, ajudam a encontrar mesas em restaurantes. Com essa nova geração de gadgets entrando na força de trabalho, não é de admirar que, segundo um artigo recente publicado no “New York Times”, funcionários de hotéis em todo o mundo estejam cada vez mais preocupados com seus novos concorrentes.

Sua experiência de compra terá alta tecnologia

A contagem de calorias funciona para algumas pessoas. Já outras não querem estar totalmente informadas sobre o que estão comendo o tempo todo. A Kroger está tentando tornar a alimentação saudável um pouco mais fácil com seu novo aplicativo, o OptUP, que acompanha os mantimentos que você compra e usa as informações personalizadas para fazer sugestões para trocas saudáveis e melhores escolhas alimentares.

Allison Kuhn, nutricionista e diretora de nutrição da Kroger (EUA), explica que o aplicativo leva em consideração seu padrão atual de compra e alimentação, e tem como objetivo levá-lo a escolhas um pouco mais saudáveis. “Trata-se de alcançar um equilíbrio saudável em geral”, diz ela. Logo, não é sobre registrar todos os alimentos que você consome e se sentir culpada por suas escolhas.

Sabores mais azedos

Em termos de sabor da moda, no próximo ano, a tendência da gastronomia é o gosto mais azedo. Graças à popularidade e influência das cozinhas coreana, filipina e persa, mais e mais elementos azedos estarão presentes no prato. Para se ter uma ideia, existem tacos kimchee, quesadillas, mac-and-cheese e até mesmo sorvete nos “novos” pratos de inspiração coreana, além de receitas à base de vinagre, com molhos típicos de cardápios filipinos, e muita acidez de calamansi, ruibarbo, kunzite (laranja azeda), tamarindo e romã, característicos de restaurantes persas.

Comida fermentada

Resultado de imagem para comida fermentada

Crédito Imagem Greenme

A comida e bebida fermentada atinge níveis cada vez mais altos de procura pelas potencialidades que revela no funcionamento do organismo. E assim deverá continuar a ser em 2019, ano em que deverão começar a surgir algumas novidades no mercado, como produtos fermentados que resistam mais no tempo, como a granola ou a aveia , por oposição aos fermentos da manhã de curta duração, como os iogurtes.

Já está na moda por aqui os Kombuchas, que é uma bebida probiótica obtida tradicionalmente a partir da fermentação do chá ou infusões ricas em cafeína.

Café e derivados

De manhã, à noite ou à tardinha, o café é pretexto para uma pausa no trabalho, para três dedos de conversa e um boost de energia. Em alguns estados norte-americanos, esse impulso tem outras formas e as bebidas e infusões com canabinol (CBD), óleo extraído das sementes de cânhamo (Cannabis sativa L.), popularizam-se ao ritmo do debate, que se mantém: benéfico ou prejudicial?

Frozens de abacate, hummus e água de coco invadirão os freezers

Smoothie verde fresco feito em garrafa Foto gratuita

Imagem: Freepik

Sorvetes livres de laticínios, feitos com leites alternativos, estão finalmente acertando nos departamentos de sabor e textura, de acordo com o relatório de tendências Whole Foods.

Este ano, as marcas levarão as coisas um passo adiante ao experimentar novas bases de sorvete, como homus, abacate e tahine. As guloseimas congeladas são uma ótima maneira de as marcas experimentarem diferentes ingredientes, porque não estragam como acontece com os alimentos frescos.

 

Substitutos de carne serão seu lanche

Cogumelos na cesta na mesa de madeira Foto gratuita

Imagem: Freepik

De acordo com o relatório da Whole Foods, lanches como crepes à base de cogumelos, carne seca à base de soja e “bacon chips” de cogumelos continuarão ganhando força em 2019, como uma alternativa aos tradicionais lanches de carne.

Embora não sejam proteínas completas, tem todos os aminoácidos essenciais ao ingerir vários tipos diferentes.

Sua cesta de frutas terá uma pegada tropical

Mango com smoothie de fruta da paixão por ingredientes frescos Foto gratuita

Imagem: Freepik

A Whole Foods está prevendo que frutas tropicais como goiaba, pitaya, carambola e maracujá serão o centro das atenções em 2019.

Se você está cansado da sua maçã, troque por uma dessas frutas tropicais de vez em quando. “Frutas diferentes têm perfis nutricionais ligeiramente diferentes, mas todas são ricas em fibras, vitaminas e carboidratos saudáveis”, explica Keri Gans, nutricionista e autora de The Small Change Diet (EUA).

Os probióticos estarão nas prateleiras, não apenas na sua geladeira

leite de kefir de leite probiótico em recipientes de vidro Foto Premium

Imagem: Freepik

As pesquisas sobre a saúde intestinal estão crescendo em grande parte porque os cientistas estão esperançosos de que uma melhor compreensão do microbioma humano possa levar à melhoria da saúde pública. Durante anos, os probióticos foram apontados como uma ótima maneira de aumentar as bactérias saudáveis no intestino – alimentos fermentados como iogurte, além de pílulas refrigeradas e fórmulas têm sido o método de entrega para essas bactérias.ara 2019, espere probióticos em produtos de prateleira. “As marcas focadas no bem-estar estão facilitando a obtenção de mais probióticos, adicionando ingredientes funcionais aos produtos básicos como granola, aveia, manteigas, sopas e barras nutricionais”, diz o último relatório de tendências de 2019 da Whole Foods.

 

Satisfação Savory

Segundo a Queen, marca internacional de baunilha e confeitaria, 2019 vai levar a combinação de sabores doces e salgados no cozimento para um nível totalmente novo. De um pontapé de pimenta rosa em sua massa para um toque inesperado de ras el hanout em seu sorvete, no próximo ano será tudo sobre salgados, especiarias e todas as coisas agradáveis. A baunilha: o nosso tempero favorito será definitivamente um dos principais desta tendência, com notas de baunilha salgada e defumada aparecendo em receitas doces e salgadas.

Outras tendências apontadas pela marca Queen são:

Cores Naturais

Enquanto adoramos assar com cores vibrantes e ousadas, 2019 veremos os padeiros voltarem para as raízes mais naturais usando frutas, verduras e outros extratos vegetais.

 

Chocolate de rubi

Na confeitaria, o chocolate aparece principalmente em três variedades: amargo, ao leite e branco. Esse trio saboroso permaneceu intocado desde quando o chocolate branco fez sua deliciosa estréia há 80 anos. Mas recentemente a empresa suíça de cacau, Barry Callebaut, lançou um quarto sabor: o Rubi, um chocolate naturalmente rosa.

A criação do chocolate cor de rosa é feita a partir do cacau Rubi, uma semente encontrada no Equador, no Brasil e na Costa do Marfim. Por essa semente de cacau ser única e possuir um gosto intrinsecamente intenso e ter uma cor avermelhada característica, nenhum aroma ou corante são adicionados ao chocolate.

A tendência é vermos mais preparações com este chocolate.

 

Reinventados clássicos

Em 2018, assistimos a um ressurgimento da pastelaria nostálgica, com os favoritos da infância a aparecer em todas as redes sociais. Confortáveis ​​bolos de chá e biscoitos, assim como a mãe costumava fazer! Esta tendência irá continuar, dando um toque de nostalgia, mas adicionando um toque para torná-la um pouco mais moderna, um pouco mais fresca, um pouco mais de 2019…

 

Sabores asiáticos

Enquanto dificilmente podemos chamar o matcha de “novo” (tem mais de 800 anos de idade!), Tem sido impossível ignorar os matcha lattes inundando nossos feeds do Instagram. Uma tendência por si só, este ingrediente verde brilhante também tem sido a porta para um novo mundo de sabores tradicionalmente usados ​​na cultura japonesa e chinesa. Sabores exóticos, como yuzu, matcha, missô e gergelim preto, estão ganhando força em 2018 e finalmente atingirão o status de tendência de pico em 2019.

 

Qualidade sobre a quantidade

2019 verá uma mudança na direção do estilo “de volta ao básico”, onde a priorização de ingredientes de alta qualidade é mais importante do que as receitas de várias etapas. É sobre deixar simples bolos, pães e muffins falar por si mesmos como padeiros desenvolver uma maior valorização do sabor e textura que vêm com a escolha de ingredientes de alta qualidade. Chocolate e baunilha são ótimos exemplos: você experimentará a diferença!

 

Por fim, dê um olá para as “mood foods” 

A “Mood food”, também conhecida como comida da felicidade, é uma nova tendência gastronômica, que surge com o objetivo de melhorar o estado de ânimo dos comensais através de uma alimentação saudável e equilibrada. Afinal, a comida deve ser prazer e saúde, mas também deve ser ânimo. E há uma série de alimentos que contribui, e muito, para essa tarefa. Bebidas cheia de vitaminas e energia, sucos para dormir melhor e snacks anti-stress.

Veja exemplos:

(imagem publicada pela Bird Street )

O High Mood Food é um novo café artesanal de comida pura com uma abordagem centrada nos vegetais.

Oferecendo comida probiotic-friendly, pratos do café são enriquecidos por alimentos fermentados que produzem vitaminas do complexo B e bactérias benéficas para uma ótima digestão.

 

Imagem publicada por John Lenore )

A Marley Beverage Company, sediada em Denver, produz chás Mellow Mood e águas cristalinas, uma maneira natural e refrescante de relaxar, que “ajudam a dar a você a clareza de espírito para encontrar sua calma interior e estar presente no momento”.

 

Para atender a problemas vivenciados por pessoas a bordo e oferecer experiências mais agradáveis durante o voo, a empresa aérea inglesa Monarch Airlines criou a caixa Monarch Mood Food e serviu, em 2017, refeições a bordo projetadas para melhorar o humor de seus passageiros. A caixa incluía lanches como bolos de lavanda e chá verde para aumentar o relaxamento, chá de ervas para bater o inchaço, barras de lanches ricos em umami para energizar e sorvete de alcaçuz e echinacea para estimular o sistema imunológico. A Monarch
Airlines inspirou-se em uma pesquisa, que descobriu que 72% dos viajantes britânicos
acham que viajar é estressante e 33% não começam a relaxar até o terceiro dia de suas férias.

 

Top 30: Healthy Food Brands to Watch in 2018, healthy food brands to watch, health food brands 2017, health food brands uk, vegan food brands uk, dairy free milk, vegan food, vegan foods, best healthy brands, about time magazine

A Koupe Feel Good criou uma linha de sorvetes com alto valor de fibra e proteínas.

 

Top 30: Healthy Food Brands to Watch in 2018, healthy food brands to watch, health food brands 2017, health food brands uk, vegan food brands uk, dairy free milk, vegan food, vegan foods, best healthy brands, about time magazine

A UpBeat criou bebidas ricas em proteínas, vitaminas, cálcio e aminoácidos para dar boa energia.

 

FONTE: Padaria de Sucesso

COMUNICAÇÃO
PARA SUA PADARIA

ACESSE NOSSAS REDES

RECEBA NOSSAS NOVIDADES!

INSTITUIÇÕES

POSTS PARA REDE SOCIAL

Fipan - SP

19/07/2022 - Terça - Feira - 08h

Presencial - SP

Promovida pelo SAMPAPÃO, a FIPAN é a maior feira de Panificação e Confeitaria da América Latina e uma das principais destinada a operadores do food service no país, tendo como característica marcante a efetivação de negócios durante a sua realização, sendo líder em visitação de proprietários, diretores e gerentes.

 

Aberta a todos os profissionais e gestores de padarias, confeitarias, restaurantes, pizzarias, buffets, lanchonetes, entre outros estabelecimentos ligados ao dia a dia da produção e comercialização de alimentos, a FIPAN oferece uma enorme gama de oportunidades a esses profissionais com foco na melhoria de eficiência e conteúdo para aprimorar suas habilidades e ampliar seus resultados.

 

Lançamentos e inovações da indústria de fabricantes e fornecedores líderes se encontram na FIPAN. Empresas expositoras dos mais diversos setores que atendem a Panificação, Confeitaria e toda a cadeia do food service apresentam especialistas em produtos e demonstrações práticas que, além de contribuir para a atualização dos profissionais do setor, possibilitam uma infinidade de conexões e parcerias.

Convenção Abip

04/11/2022 - Sexta-Feira - 08h

Presencial (Ceará)

Mais informações sobre esse evento em breve no site da Abip. 

Plantão Jurídico

22/11/2022 - Terça-Feira - 19h

Remoto (on-line)

Mais um Plantão Jurídico Abip acontece no dia 22 de novembro, às 19 horas, para todas as instituições filiadas à Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (Abip) e os associados dessas instituições.

O serviço é ofertado de forma gratuita aos participantes e é conduzido, ao vivo, pela advogada trabalhista, pós-graduada em Processo Civil, Direito Público, MBA em Direito e Processo do Trabalho, com especialização em Direito e Processo do Trabalho, pela Universidade de Coimbra, Portugal, Drª. Ana Luiza B. de Castro Magnago.

O link de acesso da plataforma Zoom é enviado para toda a diretoria, bem como para todas as entidades filiadas à Abip. Os interessados também podem solicitar acesso e enviar demandas e sugestões de pauta para os e-mails: secretaria@abip.org.br; assessoria@abip.org.br.

Seminário Abip Pelo Brasil

24/11/2022 - Quinta - Feira - 14h

Amazonas

O seminário digital de capacitação técnica e realização de negócios Abip Pelo Brasil acontece no dia 24 de novembro, diretamente do Amazonas. O evento é 100% gratuito e on-line e visa ajudar panificadores e parceiros a inovar e a se atualizar sobre as tendências do mercado. 

O evento, digital, dinâmico e com conteúdo relevante, é uma grande oportunidade para reunir, integrar e capacitar empresários, profissionais e fornecedores do setor de Panificação, Confeitaria e Alimentação Fora do Lar. 

A programação proporciona aos seus participantes capacitação técnica para empresas e profissionais através de palestras, cursos e aulas shows; além disso, de forma simultânea também é oferecido um ambiente dedicado para exposição de marcas, produtos e realização de muitos e bons negócios.

Quer saber mais? https://app.virtualieventos.com.br/abippelobrasil

Dia Mundial Do Pão

16/10/2022 - Domingo - 08h

Pão francês, pão de fermentação natural, pão rústico, pão de cereais, ciabatta, bisnaguinha, pão sírio, pão doce, pão australiano, pão de forma, pão italiano, pão integral… O pão é um dos alimentos mais tradicionais em todo o mundo. Para homenagear essa iguaria tão variada, tão popular e tão consumida, foi criado o Dia Mundial do Pão, celebrado no dia 16 de outubro. 

Mais informações sobre esse evento em breve no site da Abip.

Seminário Abip Pelo Brasil

06/10/2022 - Quinta - Feira - 14h

Rondônia

O seminário digital de capacitação técnica e realização de negócios Abip Pelo Brasil acontece no dia 06 de outubro, diretamente de Rondônia. O evento é 100% gratuito e on-line e visa ajudar panificadores e parceiros a inovar e a se atualizar sobre as tendências do mercado. 

O evento, digital, dinâmico e com conteúdo relevante, é uma grande oportunidade para reunir, integrar e capacitar empresários, profissionais e fornecedores do setor de Panificação, Confeitaria e Alimentação Fora do Lar. 

A programação proporciona aos seus participantes capacitação técnica para empresas e profissionais através de palestras, cursos e aulas-shows; além disso, de forma simultânea também é oferecido um ambiente dedicado para exposição de marcas, produtos e realização de muitos e bons negócios.

Quer saber mais? https://app.virtualieventos.com.br/abippelobrasil

Live Abip+

20/10/2022 - Quinta - Feira - 19h

Canal do Youtube Abip

A Live Abip + é um evento 100% gratuito que acontece no canal da Abip no Youtube.  Um espaço democrático para discussão de temas importantes para o fortalecimento e crescimento da Panificação e Confeitaria Brasileira.

A fim de trazer uma multiplicidade de ideias e pensamentos, sempre novos convidados são convidados a levar para o encontro uma minipalestra sobre um tema de destaque e relevância para o setor. Logo em seguida inicia-se o debate sobre o tema proposto, sempre considerando os comentários, as perguntas e sugestões dos participantes do chat. Participe! 

Fique por dentro do nosso canal e saiba quem serão os próximos palestrantes: https://www.youtube.com/c/ABIPCanalOficial

Diretoria Plenária Abip

27/10/2022 - Quinta - Feira - 19h

Remoto (on-line)

A Abip fornece o link de acesso a sala de reunião por meio do seu grupo oficial no WhatsApp, bem como por e-mail. Qualquer dúvida, entre em contato com assessoria@abip.org.br ou nos telefones: (61) 3327.3332; (61) 99973.8469.

Plantão Jurídico

20/09/2022 - Terça - Feira - 19h

Remoto (on-line)

Mais um Plantão Jurídico Abip acontecerá no dia 20/09, às 19 horas, para todas as instituições filiadas à Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (Abip) e os associados dessas instituições.

O serviço é ofertado de forma gratuita aos participantes e é conduzido, ao vivo, pela advogada trabalhista, pós-graduada em Processo Civil, Direito Público, MBA em Direito e Processo do Trabalho, com especialização em Direito e Processo do Trabalho, pela Universidade de Coimbra, Portugal, Drª. Ana Luiza B. de Castro Magnago.

O link de acesso da plataforma Zoom é enviado para toda a diretoria, bem como para todas as entidades filiadas à Abip. Os interessados também podem solicitar acesso e enviar demandas e sugestões de pauta para os e-mails: secretaria@abip.org.br; assessoria@abip.org.br.

Diretoria Plenária Abip

29/09/2022 - Quinta - Feira - 19h

Remoto (on-line)

A Abip fornece o link de acesso a sala de reunião por meio do seu grupo oficial no WhatsApp, bem como por e-mail. Qualquer dúvida, entre em contato com assessoria@abip.org.br ou nos telefones: (61) 3327.3332; (61) 99973.8469.

Plantão Tributário

04/08/2022 - Quinta - Feira - 19h

Remoto (on-line)

A Abip oferece o serviço de Plantão Tributário. Neste encontro é possível tirar dúvidas e discutir demandas de interesse do setor. 

O Plantão Tributário da Abip será feito via plataforma Zoom. O link de acesso é enviado para toda a diretoria, bem como para todas as entidades filiadas à Abip. Os interessados também podem solicitar acesso e enviar demandas e sugestões de pauta para os e-mails: secretaria@abip.org.brassessoria@abip.org.br.

Encontro - Diretoria Plenária Abip

18/08/2022 - Quinta - Feira - 19h

Remoto (on-line)

A Abip fornece o link de acesso a sala de reunião da Diretoria Abip por meio do seu grupo oficial no WhatsApp, bem como por e-mail. Qualquer dúvida, entre em contato com assessoria@abip.org.br ou nos telefones: (61) 3327.3332; (61) 99973.8469.

Seminário Abip Pelo Brasil

25/08/2022 - Quinta - Feira - 14h

Remoto (on-line)

O seminário digital de capacitação técnica e realização de negócios Abip Pelo Brasil acontece no dia 25 de agosto. O evento é 100% gratuito e on-line e visa ajudar panificadores e parceiros a inovar e a se atualizar sobre as tendências do mercado. 

O evento, digital, dinâmico e com conteúdo relevante, é uma grande oportunidade para reunir, integrar e capacitar empresários, profissionais e fornecedores do setor de Panificação, Confeitaria e Alimentação Fora do Lar. 

A programação proporciona aos seus participantes capacitação técnica para empresas e profissionais através de palestras, cursos e aulas shows; além disso, de forma simultânea também é oferecido um ambiente dedicado para exposição de marcas, produtos e realização de muitos e bons negócios.

Quer saber mais? https://app.virtualieventos.com.br/abippelobrasil

Dia do Panificador

08/07/2022 - Sexta - Feira - 19h

O Dia do Panificador é comemorado anualmente em 8 de julho.
Mais informações sobre esse evento em breve no site da Abip.

Encontro – Diretoria Plenária Abip

18/07/2022 - Segunda - Feira - 19h

Presencial - SP

A de diretoria Abip, no mês de julho, está agendada para acontecer de forma presencial em São Paulo. Qualquer dúvida, entre em contato com assessoria@abip.org.br ou nos telefones: (61) 3327.3332; (61) 99973.8469.

Fipan - SP

20/07/2022 - Quarta - Feira - 08h

Presencial - SP

Promovida pelo SAMPAPÃO, a FIPAN é a maior feira de Panificação e Confeitaria da América Latina e uma das principais destinada a operadores do food service no país, tendo como característica marcante a efetivação de negócios durante a sua realização, sendo líder em visitação de proprietários, diretores e gerentes.

 

Aberta a todos os profissionais e gestores de padarias, confeitarias, restaurantes, pizzarias, buffets, lanchonetes, entre outros estabelecimentos ligados ao dia a dia da produção e comercialização de alimentos, a FIPAN oferece uma enorme gama de oportunidades a esses profissionais com foco na melhoria de eficiência e conteúdo para aprimorar suas habilidades e ampliar seus resultados.

 

Lançamentos e inovações da indústria de fabricantes e fornecedores líderes se encontram na FIPAN. Empresas expositoras dos mais diversos setores que atendem a Panificação, Confeitaria e toda a cadeia do food service apresentam especialistas em produtos e demonstrações práticas que, além de contribuir para a atualização dos profissionais do setor, possibilitam uma infinidade de conexões e parcerias.

Convenção Abip

02/11/2022 - Quarta - Feira - 12h

Presencial (Ceará)

Mais informações sobre esse evento em breve no site da Abip. 

Encontro – Diretoria Plenária Abip

30/06/2022 - Quinta - Feira - 19h

Remoto (on-line)

A Abip fornece o link de acesso a sala de reunião por meio do seu grupo oficial no WhatsApp, bem como por e-mail. Qualquer dúvida, entre em contato com assessoria@abip.org.br ou nos telefones: (61) 3327.3332; (61) 99973.8469.

Plantão Tributário

21/06/2022 - Terça - Feira - 19h

Remoto (on-line)

A Abip oferece o serviço de Plantão Tributário. Neste encontro é possível tirar dúvidas e discutir demandas de interesse do setor. 

O Plantão Tributário da Abip será feito via plataforma Zoom. O link de acesso é enviado para toda a diretoria, bem como para todas as entidades filiadas à Abip. Os interessados também podem solicitar acesso e enviar demandas e sugestões de pauta para os e-mails: secretaria@abip.org.brassessoria@abip.org.br.

Live Abip +

14/06/2022 - Terça - Feira - 19h

Canal do Youtube Abip

A Live Abip + é um evento 100% gratuito que acontece no canal da Abip no Youtube.  Um espaço democrático para discussão de temas importantes para o fortalecimento e crescimento da Panificação e Confeitaria Brasileira.

A fim de trazer uma multiplicidade de ideias e pensamentos, sempre novos convidados são convidados a levar para o encontro uma minipalestra sobre um tema de destaque e relevância para o setor. Logo em seguida inicia-se o debate sobre o tema proposto, sempre considerando os comentários, as perguntas e sugestões dos participantes do chat. Participe! 

Fique por dentro do nosso canal e saiba quem serão os próximos palestrantes: https://www.youtube.com/c/ABIPCanalOficial

Encontro – Diretoria Plenária Abip

26/05/2022 - Quinta - Feira - 19h

Remoto (on-line)


A Abip fornece o link de acesso a sala de reunião por meio do seu grupo oficial no WhatsApp, bem como por e-mail. Qualquer dúvida, entre em contato com assessoria@abip.org.br ou nos telefones: (61) 3327.3332; (61) 99973.8469.

Plantão Jurídico

17/05/2022 - Terça - Feira - 19h

Remoto (on-line)

Acontece no dia 17/05, às 19 horas, o Plantão Jurídico Abip para todas as instituições filiadas à Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (Abip) e os associados dessas instituições.

O serviço é ofertado de forma gratuita aos participantes e é conduzido, ao vivo, pela advogada trabalhista, pós-graduada em Processo Civil, Direito Público, MBA em Direito e Processo do Trabalho, com especialização em Direito e Processo do Trabalho, pela Universidade de Coimbra, Portugal, Drª. Ana Luiza B. de Castro Magnago.

O link de acesso da plataforma Zoom é enviado para toda a diretoria, bem como para todas as entidades filiadas à Abip. Os interessados também podem solicitar acesso e enviar demandas e sugestões de pauta para os e-mails: secretaria@abip.org.br; assessoria@abip.org.br.

Seminário Abip Pelo Brasil

07/05/2022 - Terça - Feira - 14h

Brasília, Goiás e Mato Grosso
Remoto (on-line)

O seminário digital de capacitação técnica e realização de negócios Abip Pelo Brasil acontece no dia 14 de JUNHO, diretamente da região Centro Oeste do país.

O evento é 100% gratuito e on-line e visa ajudar panificadores e parceiros a inovar e a se atualizar sobre as tendências do mercado.

O evento terá como co-realizadores os sindicatos e associações de Panificação e Confeitaria de Brasília, Goiás, Mato Grosso.  

A programação proporciona aos seus participantes capacitação técnica para empresas e profissionais através de palestras, cursos e aulas shows; além disso, de forma simultânea também é oferecido um ambiente dedicado para exposição de marcas, produtos e realização de muitos e bons negócios.

Quer saber mais? https://app.virtualieventos.com.br/abippelobrasil

Convenção Abip

28/04/2022 - Quinta - Feira - 08h

Presencial - MG

Acontece nos dias 26, 27 e 28 de abril a Convenção Abip, em Minas Gerais.

O encontro será presencial e realizado no Power Shopping Centerminas (Av. Pastor Anselmo Silvestre, 1495 – União, Belo Horizonte – MG). 

Programe-se! Qualquer dúvida, entre em contato com coordenacao@abip.org.br ou nos telefones: 61 9962-0842; (61) 3327.3332; (61) 99973.8469.

Convenção Abip

27/04/2022 - Quarta - Feira - 08h

Presencial - MG

Acontece nos dias 26, 27 e 28 de abril a Convenção Abip, em Minas Gerais.

O encontro será presencial e realizado no Power Shopping Centerminas (Av. Pastor Anselmo Silvestre, 1495 – União, Belo Horizonte – MG). 

Programe-se! Qualquer dúvida, entre em contato com coordenacao@abip.org.br ou nos telefones: 61 9962-0842; (61) 3327.3332; (61) 99973.8469.

Encontro – Diretoria Plenária Abip

26/04/2022 - Terça - Feira - 19h

Remoto (on-line)

A Abip fornece o link de acesso a sala de reunião por meio do seu grupo oficial no WhatsApp, bem como por e-mail. Qualquer dúvida, entre em contato com assessoria@abip.org.br ou nos telefones: (61) 3327.3332; (61) 99973.8469.

Convenção Abip

26/04/2022 - Terça - Feira - 08h

Presencial - MG

Acontece nos dias 26, 27 e 28 de abril a Convenção Abip, em Minas Gerais.

O encontro será presencial e realizado no Power Shopping Centerminas (Av. Pastor Anselmo Silvestre, 1495 – União, Belo Horizonte – MG). 

Programe-se! Qualquer dúvida, entre em contato com coordenacao@abip.org.br ou nos telefones: 61 9962-0842; (61) 3327.3332; (61) 99973.8469.

Plantão Jurídico

15/03/2022 - Terça - Feira - 19h

Remoto (on-line)

Mais um Plantão Jurídico Abip acontecerá no dia 15/03, às 19 horas, para todas as instituições filiadas à Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (Abip) e os associados dessas instituições.

O serviço é ofertado de forma gratuita aos participantes e é conduzido, ao vivo, pela advogada trabalhista, pós-graduada em Processo Civil, Direito Público, MBA em Direito e Processo do Trabalho, com especialização em Direito e Processo do Trabalho, pela Universidade de Coimbra, Portugal, Drª. Ana Luiza B. de Castro Magnago.

O link de acesso da plataforma Zoom é enviado para toda a diretoria, bem como para todas as entidades filiadas à Abip. Os interessados também podem solicitar acesso e enviar demandas e sugestões de pauta para os e-mails: secretaria@abip.org.br; assessoria@abip.org.br.

Seminário Abip Pelo Brasil

24/03/2022 - Quinta - Feira - 14h

Rio Grande do Sul/Santa Catarina
Remoto (on-line)

O seminário digital de capacitação técnica e realização de negócios Abip Pelo Brasil acontece no dia 24 de março, diretamente do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. O evento é 100% gratuito e on-line e visa ajudar panificadores e parceiros a inovar e a se atualizar sobre as tendências do mercado. 

O evento, digital, dinâmico e com conteúdo relevante, é uma grande oportunidade para reunir, integrar e capacitar empresários, profissionais e fornecedores do setor de Panificação, Confeitaria e Alimentação Fora do Lar. 

A programação proporciona aos seus participantes capacitação técnica para empresas e profissionais através de palestras, cursos e aulas shows; além disso, de forma simultânea também é oferecido um ambiente dedicado para exposição de marcas, produtos e realização de muitos e bons negócios.

Quer saber mais? https://app.virtualieventos.com.br/abippelobrasil

Encontro – Diretoria Plenária Abip

31/03/2022 - Quinta - Feira - 19h

Remoto (on-line)

A Abip fornece o link de acesso a sala de reunião por meio do seu grupo oficial no WhatsApp, bem como por e-mail. Qualquer dúvida, entre em contato com assessoria@abip.org.br ou nos telefones: (61) 3327.3332; (61) 99973.8469.

Plantão Tributário

22/02/2022 - Terça - Feira - 19h

Remoto (on-line)

A Abip oferece, por meio de seu consultor tributário, Rogério Neber, o serviço de Plantão Tributário. Neste encontro é possível tirar dúvidas e discutir demandas de interesse do setor. 

O Plantão Tributário da Abip será feito via plataforma Zoom. O link de acesso é enviado para toda a diretoria, bem como para todas as entidades filiadas à Abip. Os interessados também podem solicitar acesso e enviar demandas e sugestões de pauta para os e-mails: secretaria@abip.org.br; assessoria@abip.org.br

Convenção Abip

03/11/2022 - Quinta - Feira - 08h

Presencial (Ceará)

Mais informações sobre esse evento em breve no site da Abip. 

Encontro Diretoria Plenária Abip

15/12/2022 - Quinta - Feira - 19h

Remoto (on-line)

A Abip fornece o link de acesso a sala de reunião por meio do seu grupo oficial no WhatsApp, bem como por e-mail. Qualquer dúvida, entre em contato com assessoria@abip.org.br ou nos telefones: (61) 3327.3332; (61) 99973.8469.

APAS

16 à 19

São Paulo - SP

O evento de grande porte, conhecido tradicionalmente em todo o Brasil por reunir alguns dos principais setores da cadeia alimentar e de bebidas. Saiba mais: https://apasshow.com/

POSTS PARA REDE SOCIAL

POSTS PARA REDE SOCIAL

POSTS PARA REDE SOCIAL

POSTS PARA REDE SOCIAL

Clique na opção desejada

ARTES E REELS PARA REDE SOCIAL

Camisetas personalizadas

A Abip produziu artes com as frases “Tem Pão Quentinho na Padaria – Saudável, Gostoso e Que Cheirinho!”, “Pão Quentinho só na Padaria” e “Pão com Qualidade é na Padaria”.

As artes disponibilizadas estão em formato JPG e com espaço reservado para inserção do logo do sindicato local ou padaria e confeitaria. As artes podem ser estampadas em camisetas de qualquer cor – as letras estão em cor branca (para camisas de cor escura) e preta (para camisas de cor clara).

Além disso, os panificadores podem fazer parceria com fornecedores locais para inserção da marca na camiseta também. Isso ajudará a custear a produção e fortalecer o vínculo de parceria.

Desejamos sucesso!

FIPAN

19 à 22

São Paulo - SP 

“Promovida pelo SAMPAPÃO, a FIPAN é a maior feira de Panificação e Confeitaria da América Latina e uma das principais destinada a operadores do food service no país, tendo como característica marcante a efetivação de negócios durante a sua realização, sendo líder em visitação de proprietários, diretores e gerentes.

Aberta a todos os profissionais e gestores de padarias, confeitarias, restaurantes, pizzarias, buffets, lanchonetes, entre outros estabelecimentos ligados ao dia a dia da produção e comercialização de alimentos, a FIPAN oferece uma enorme gama de oportunidades a esses profissionais com foco na melhoria de eficiência e conteúdo para aprimorar suas habilidades e ampliar seus resultados.

Lançamentos e inovações da indústria de fabricantes e fornecedores líderes se encontram na FIPAN. Empresas expositoras dos mais diversos setores que atendem a Panificação, Confeitaria e toda a cadeia do food service apresentam especialistas em produtos e demonstrações práticas que, além de contribuir para a atualização dos profissionais do setor, possibilitam uma infinidade de conexões e parcerias. Saiba mais: https://fipan.com.br/

ANUFOOD CHINA

20 à 23

Pequim – China

Feira internacional de alimentos e bebidas, saiba mais em: http://www.anufoodchina.com/

IDDBA-Dairy-Deli-Bakery Seminar & Expo

05 à 07

Atlanta -Georgia

Envolva-se pessoalmente com mais de 10.000 participantes e mais de 800 empresas expositoras na maior feira exclusiva do setor de laticínios, delicatessens, padaria e food service. Construir relacionamentos e expandir negócios enquanto experimenta novos produtos e tendências. O IDDBA 2022 está em Atlanta, GA, no Georgia World Congress Center, de 5 a 7 de junho. Saiba mais: https://www.iddba.org/iddba-show/participate/registration-hotels

Alimentec

07 à 10

Bogotá – Colômbia

Feira internacional de tecnologias alimentícias. Saiba mais: https://feriaalimentec.com/es/

FISPAL Food Service

07 à 10

São Paulo - SP

“O maior evento do setor food service, agora de forma presencial (no pavilhão)
e digital.​ Saiba mais: https://www.fispalfoodservice.com.br/pt/home.html

Fipan - SP

21/07/2022 - Quinta - Feira - 08h

Presencial - SP

Promovida pelo SAMPAPÃO, a FIPAN é a maior feira de Panificação e Confeitaria da América Latina e uma das principais destinada a operadores do food service no país, tendo como característica marcante a efetivação de negócios durante a sua realização, sendo líder em visitação de proprietários, diretores e gerentes.

 

Aberta a todos os profissionais e gestores de padarias, confeitarias, restaurantes, pizzarias, buffets, lanchonetes, entre outros estabelecimentos ligados ao dia a dia da produção e comercialização de alimentos, a FIPAN oferece uma enorme gama de oportunidades a esses profissionais com foco na melhoria de eficiência e conteúdo para aprimorar suas habilidades e ampliar seus resultados.

 

Lançamentos e inovações da indústria de fabricantes e fornecedores líderes se encontram na FIPAN. Empresas expositoras dos mais diversos setores que atendem a Panificação, Confeitaria e toda a cadeia do food service apresentam especialistas em produtos e demonstrações práticas que, além de contribuir para a atualização dos profissionais do setor, possibilitam uma infinidade de conexões e parcerias.

SULSERVE

10 à 12

Novo Hamburgo -RS

“A SULSERVE – Feira de Padaria, Gastronomia e Hotelaria está na sua 3ª edição e irá acontecer no dias 10, 11 e 12 de maio de 2022, das 13hs às 20hs, nos pavilhões da Fenac, em Novo Hamburgo/RS. A feira SULSERVE é especializada em Padaria, Gastronomia e Hotelaria, e reúne fabricantes e fornecedores destes segmentos com o objetivo de gerar novas oportunidades de negócios. Na feira, os visitantes vão conhecer as principais tendências em equipamentos e produtos alimentícios, além de participarem de palestras e cursos de especialização, pois atualização também é o foco da feira SULSERVE. FEIRA PROFISSIONAL E PRESENCIAL, entrada gratuita para profissionais da área.”

THAIFEX Word of Food

24 - 28

Bangkok – Tailândia

O THAIFEX – Anuga Asia 2022 é um evento presencial de 5 dias imperdível para conquistar mais participação de mercado.

SIAL CHINA

18 à 20

Xangai – China

A maior exposição de inovação em alimentos e bebidas da Ásia, a SIAL China, está estrategicamente localizada em Xangai, uma porta de entrada para a Ásia e um centro global de finanças e inovação. Saiba mais: https://www.sialchina.com/

ANUFOOD Brazil

12 à 14

São Paulo - SP

Feira exclusiva de alimentos e bebidas com foco em geração de novos negócios para empresas de todos os tamanhos. Saiba mais: https://www.anufoodbrazil.com.br/

SIAL MIDDLE EAST

06 à 08

Abu Dhabi – Emirados Árabes Unidos

Feira internacional de alimentos e bebidas. Saiba mais: https://www.sialme.com/

YUMMEX Middle East

07 à 09

Dubai – Emirados Árabes

A yummex Middle East regressa para a sua 14.ª edição em novembro, reforçando a sua posição como a principal vitrine de doces e lanches da região. É o local ideal para todos os profissionais do setor, desde fabricantes e compradores até empresas que lançam os seus mais recentes produtos e inovações. Mais de 9000 visitantes participaram do evento do ano passado, que contou com mais de 250 expositores de 40 países. Nesta edição deste ano, os participantes podem aguardar as últimas tendências do setor e comemorar os vencedores do yummex ME Innovation Awards. Saiba mais: https://www.ism-me.com/

SIAL PARIS

15 à 19

PARIS - FRANÇA

SIAL Paris será uma fonte de inspiração para toda a comunidade alimentar. Descubra todas as últimas tendências e inovações, encontre os parceiros de negócios certos para você e enfrente os desafios que o setor enfrenta juntos. Saiba mais: https://www.sialparis.com/

ACAPS TRADE SHOW

20 à 22

Vitória - ES

A tradicional feira de negócios organizada pela Associação Capixaba de Supermercados (Acaps), terá a sua 34ª edição em 2022 e passa a se chamar ACAPS TRADE SHOW, com a corealização do sindicato da indústria de panificação e confeitaria local. O objetivo do evento é promover o crescimento do setor varejista capixaba, através de uma feira de negócios com fornecedores de todo o Brasil, expondo e apresentando as últimas tendências e novidades em produtos e serviços para o varejo. Saiba mais: https://acapstradeshow.com.br/

America Food & Beverage Show

12 à 13

Miami - Florida

Feira da indústria de alimentos e bebidas. Oportunidade de interação com varejistas e compradores de serviços de alimentação dos EUA e de toda a América Latina e Caribe. Saiba mais: https://www.americasfoodandbeverage.com/about_us.cfm

IBIE-Exposição Internacional da Indústria de Panificação

18 à 21

Las Vegas -Nevada

O maior evento comercial para a indústria de alimentos à base de grãos do Hemisfério Ocidental. Saiba mais: https://www.bakingexpo.com/pt-br/

Word Food Moscow

20 à 23

Moscou – Rússia 

A WorldFood Moscow é a maior exposição de alimentos de outono na Rússia, o principal local para reuniões e compartilhamento de melhores práticas entre os líderes do mercado de alimentos russos e estrangeiros. Saiba mais: https://world-food.ru/Home

Convenção ABIP

25/06/2022 - Quarta -Feira - 14h

Presencial - MG

O primeiro encontro presencial da Abip 2022 está confirmado para acontecer em Belo Horizonte (MG). Mais informações sobre esse evento em breve no site da Abip.

Convenção ABIP

24/06/2022 - Terça - Feira - 08h

Presencial - MG

O primeiro encontro presencial da Abip 2022 está confirmado para acontecer em Belo Horizonte (MG). Mais informações sobre esse evento em breve no site da Abip.

Convenção ABIP

23/06/2022 - Segunda-Feira - 14h

Presencial - MG

O primeiro encontro presencial da Abip 2022 está confirmado para acontecer em Belo Horizonte (MG). Mais informações sobre esse evento em breve no site da Abip.

Encontro – Diretoria Plenária Abip

17/02/2022 - Quinta - Feira - 19h

Remoto (on-line)

A Abip fornece o link de acesso a sala de reunião por meio do seu grupo oficial no WhatsApp, bem como por e-mail. Qualquer dúvida, entre em contato assessoria@abip.org.br ou nos telefones: (61) 3327.3332; (61) 99973.8469.