Divulgamos em 2018, no estudo “Balanço e tendências do mercado de panificação e confeitaria”, sobre a crescente necessidade de pensar fora da caixa quando o assunto é produção. A queda na venda do pão francês nas padarias é resultado da abertura de novos canais de venda desse importante item, como supermercados, atacarejos, lojas de conveniência e mercadinhos, que adotaram a venda do pão de todo dia como estratégia para atrair e fidelizar clientes.
Contudo, as padarias que têm se atualizado, incorporado novos serviços, qualidade, frescor e diferenciação em seus produtos estão conseguindo manter-se no mercado, ainda mais com o aumento acumulado de 5,87% na venda de itens de produção própria em 2018. A solução é sair na frente no quesito inovação! Por isso, a ABIP separou 3 dicas que guiarão o seu negócio rumo à modernização. Confira:
A primeira dica é ampliar as opções gourmet segundo seu modelo de negócio. Para modernizar o seu negócio no ramo de panificadoras hoje em dia é necessário ter uma visão que vá muito além do básico. Diante das novas necessidades do cotidiano do consumidor, repensar a variedade de alimentos ofertada é um ponto crucial para continuar crescendo e mantendo uma posição de destaque ante a concorrência, visto que a oferta de alimentos diferentes atrai uma maior clientela e consequentemente faz as vendas subirem.
Fica aqui a observação de ter um modelo de negócio claro e adotar medidas adequadas ao seu perfil de loja. Uma pequena boulangerie com pães de longa fermentação, por exemplo, pode incluir no mix uma carta de vinhos harmonizados e frios selecionados. Já uma padaria de bairro, com mix mais tradicional, pode inovar oferecendo variedades de café da manhã e lanche da tarde.
Tão importante quanto adotar ações inovadoras é divulgá-las. O marketing digital se tornou um importante aliado, agregando à imagem e reputação virtual, atraindo novos públicos e como potencializador dos tradicionais canais de venda. Aplicativos, delivery ou frente a frente: o cliente deseja conhecer sua padaria e desfrutar de uma experiência de consumo satisfatória.
O fato é que buscar a inovação é cada vez mais necessário. Por isso, ter um plano B e estar aberto a inovar é primordial para manter a lucratividade do negócio. Então, nossa última dica é estar sempre atento aos novos hábitos alimentares dos consumidores, que estão gradativamente aderindo a uma dieta saudável, sem gorduras ou conservantes, optando cada vez mais por opções integrais e até mesmo vegetarianas ou veganas.