A pergunta que paira sobre a mente de empresários e gestores do ramo de panificação é unânime: “como escolher o mix de produtos ideal e agradar meu público?”.
O questionamento é totalmente pertinente, afinal, a escolha de quais serão os produtos ofertados na hora de empreender em um novo negócio no ramo da panificação e confeitaria ou inovar em um já existente exige cautela, planejamento e muito estudo.
Na ramo das padarias, podemos observar novas tendências surgindo a todo o tempo e, nos dias 20, 21 e 22 de agosto, os grandes líderes do setor estarão reunidos no Congrepan Online 2019 para abordar temas ligados à inovação e tecnologia alinhadas às estratégias de gestão tradicional, que passam por uma boa escolha de mix de produtos.
Além disso, separamos alguns passos importantes a serem considerados neste momento crucial para para o futuro do negócio.
Passo 1: conheça seu público.
O ponto de partida para atender as necessidades da sua clientela é definir um público-alvo. Definindo este público, seus produtos e estratégias de marketing serão direcionados às pessoas certas, aquelas que realmente estão interessadas em consumir os produtos que você definirá no seu mix, podendo variar desde itens básicos e tradicionais até a produtos inovadores que sigam as tendências entre os negócios do ramo.
Lembre-se que cada consumidor tem uma exigência na hora de comprar produtos para alimentação e procure, através de seus produtos, supri-las.
Passo 2: identifique oportunidades de vendas nas tendências do setor.
Estar sempre antenado ao que surge de novo no ramo da panificação e confeitaria é um ponto importante no processo de definição do mix de produto. Sendo assim, estude novas tendências e forneça cursos à equipe de produção e gestores. Tal ação fará com que os colaboradores envolvidos nos processos de gestão e produção estejam sempre atualizados quanto ao que há de novo no diverso mundo dos pães e doces.
As novidades chamam a atenção de novos clientes e encantam os que já são de casa, além de deixar o seu negócio preparado para o mercado competitivo.
Passo 3: preze pela saudabilidade.
A ampliação do mix de produtos “livres de” é um ponto importante que deve ser considerado. Afinal, existe uma parcela de consumidores que prezam pelo consumo de alimentos que não contenham determinados ingredientes, evitados em uma dieta saudável.
Por isso, caso identifique que o seu público faz parte deste perfil, invista no apelo saudável, como pães de longa fermentação, adição de grãos, sementes e frutos. Oferte também produtos finalizados na frente do cliente, provando o frescor das refeições.
Passo 4: não deixe de ofertar produtos tradicionais.
Esteja sempre aberto à inovação, mas sem deixar de ter em seu mix de produtos, aqueles que já são velhos conhecidos de toda a população. Como o pão francês quentinho, café feito na hora, pães doces, bolos, tortas e lanches rápidos, como sanduíches, leite, queijo e derivados.
Estes produtos seguem a lógica de atender às necessidades básicas do seu cliente, afinal, todo mundo em algum momento irá recorrer aos produtos comuns das padarias, mesmo que a inovação esteja presente em cada canto da sua vitrine.
A combinação entre produtos diferenciados e tradicionais é sinônimo de equilíbrio e versatilidade, fatores que tornam um negócio único.
Passo 5: acompanhe os resultados e seja estrategista.
O equilíbrio entre a oferta de produtos variados, que atraem novos clientes, e oferta de produtos de fato lucrativos só é obtido através do acompanhamento de resultados e amadurecimento das estratégias pós análises.
Neste passo, o investimento em conhecimento é bem recompensado no futuro já que o sucesso de qualquer negócio está diretamente ligado a separar um tempo na agenda para ter novas ideias, estudar novas estratégias e buscar soluções tecnológicas de otimização para a sua panificadora ou confeitaria.