ESTRATÉGIA DE MERCADO
Como conquistar e manter clientes
A relação de confiança, satisfação de desejos entre cliente e empresa deve ser percebida como crucial para que haja sucesso na conquista.
Como conhecer o cliente
A utilização de Marketing que tem por objetivo despertar o cliente para que sua necessidade seja satisfeita pelo produto/serviço apresentado deve ser visto como força de venda.
Atualmente a exigência e nível de maturidade do cliente faz com que a compra seja efetuada somente após o máximo de informações obtidas, que tenham os melhores custos benefício, condições de negociação das empresas, o cliente está em busca da melhor proposta.
Os clientes são inconstantes e infiéis, pois as ofertas são atraentes e em grande quantidade.
A pesquisa de mercado é muito importante no processo de conhecimento da concorrência para planejamento futuro perante este cliente.
A venda para ser eficiente resulta de coleta de informações sobre os desejos dos clientes, conhecimento de produto ou serviço oferecido.
Estratégias
Estratégias de planejamento em vendas
1. Ações promocionais chamam a atenção do cliente em redes sociais, como Facebook, fan page, essas ferramentas tornaram-se muito exploradas e atingem públicos específicos;
2. Ter um bom recrutamento/seleção, treinamento e desenvolvimento, conhecimento da empresa, produto, serviço por parte da equipe de venda, que encantem o cliente, com abordagem correta e cuidadosa.
Etapas para uma boa venda
1. Captação e avaliação de clientes
2. Definir qual a melhor abordagem – atendimento personalizado;
3. No primeiro contato, apresentar a empresa, o produto/serviço
4. Ser claro, objetivo
5. Obter resultado com a negociação
6. Através do pós-venda apresentar resultado obtido pela compra.
Prospecção – etapas
Prospecção: Captar clientes novos e potenciais.
Etapas:
1. Identificar possíveis clientes: por diversas fontes- nome, endereço, telefone etc.
2. Conhecer os potenciais clientes: conhecer necessidade, interesse do cliente com o produto /serviço, capacidade de compra deste cliente.
3. Estratégia de abordagem e de acompanhamento: com o objetivo de observar compra e necessidades futuras.
4. Trocar e-mail e ligações sempre.
5. Feedback quanto aos pontos falhos.
6. Utilizar linguagem clara e objetiva evitando termos técnicos.
7. Personalizar atendimento.
Por Alessandra Melo Martins – Analista do Sebrae no Amapá
Fonte: SEBRAE