O setor da panificação vive um momento de novos desafios e tecnologias, a buscar a sua afirmação definitiva de relevância dentro do cenário econômico. Constituído na quase totalidade por pequenos negócios, esse setor está diretamente relacionado com outros segmentos da economia e tem participação incisiva como potencial gerador de emprego e distribuidor de renda.
A entrada de novos concorrentes é crescente e para fazer frente aos competidores os empresários do setor estão a investir em filiais com novos formatos e a melhorar o design das lojas existentes.
Assiste-se à consolidação dos modelos de lojas divididas em escala industrial e em processo artesanal. O primeiro grupo é voltado para o atacado, com foco na fabricação de pães embalados e congelados. Já a panificação artesanal envolve as padarias que têm por objetivo a venda direta ao consumidor.
Subdividem-se em:
- Loja master: amplo mix (oferta) de produtos, oferece toda a conveniência ao consumidor para que este não necessite se deslocar a outro local;
- Loja gourmet: apresenta alimentos prontos para todas as refeições;
- Loja express: foco em lanches e refeições rápidas, com um atendimento ágil;
- Loja especializada, confeitaria ou boutique de pães: fabricação própria, com qualidade e reconhecimento de “grife” de produtos.
Oportunidades de negócios
O fechamento de uma padaria não se dá por acaso e nem por causa do azar. As decisões equivocadas causam o insucesso e, consequentemente, o fechamento da empresa.
O empreendedor deve desenvolver uma visão estratégica do negócio. Assim, ao decidir por investir numa padaria é preciso elaborar estudos sobre os consumidores, produtos e tendências do setor. Isso vai permitir o entendimento dos processos, o direcionamento dos investimentos e a revisão das estratégias, sempre que necessário.
Para aproveitar as oportunidades do negócio e ter sucesso, observe as descrições sobre localização, perfil, layout da loja (planejamento arquitetônico do interior e exterior), excelência no atendimento, degustação e controles.
- A localização da padaria e o estudo do seu entorno é que devem definir o tipo de produto e serviço que será ofertado para atender às necessidades e desejos dos clientes.
- O layout deve privilegiar o fluxo do cliente, a permitir que ele circule por toda a loja e visualize os produtos estrategicamente colocados em departamentos bem distribuídos.
- A excelência no atendimento é sinalizada com mais vendas e lucros. O bom atendimento conquista, cativa e fideliza os clientes. Para isso, os colaboradores devem estar treinados para esclarecer as dúvidas dos clientes, bem dispostos e com sorriso no rosto.
- A degustação não representa perdas de vendas e/ou desperdícios, mas sim uma forma de o cliente conhecer os produtos da padaria. Ela promove o retorno dos clientes, a ocasionar um aumento do tíquete médio e dos lucros.
- O panificador deve ter total conhecimento do negócio dele, isso só é possível por meio da implantação de controle. O acompanhamento dos indicadores de desempenho como perdas, vendas, lucros, custo de mercadoria vendida etc. permitirá atingir o sucesso desejado.
Fonte: SEBRAE