Muitas pessoas podem não ter percebido, mas houve grandes mudanças nas padarias do Brasil. Elas passaram a oferecer refeições completas, opções variadas de pães e adotaram diversos serviços que há alguns anos era algo inimaginável. Hoje em dia, são ambientes aconchegantes que entregam produtos para qualquer tipo de pessoa.
Até chegar nesse patamar, as padarias precisaram passar por transformações tecnológicas que afetaram todos os processos e abriram oportunidades para que empresários pudessem trazer novidades e explorar novos ares. O que atraiu clientes e manteve vários estabelecimentos vivos, mesmo diante da crise.
Porém, há um problema que fez os empreendimentos buscarem novas soluções para deixar sua produção mais ágil. Os supermercados e hipermercados, concorrentes diretos, aumentaram seus números em 2018 e dispararam em relação às tradicionais padarias.
Preparamos este texto para mostrar como os panificadores podem usar a tecnologia a seu favor e de que forma ela pode ajudar no desenvolvimento do seu negócio. Acompanhe a leitura!
Por que fazer mudanças nas padarias?
O que vemos na realidade são muitas padarias que continuam trabalhando de forma ineficiente e ineficaz. Esse é um dos grandes problemas quando o seu maior concorrente se torna a grande indústria, que consegue produzir pães e bolos com um custo baixo e 100% automatizado. Dessa forma, ela acaba engolindo todos os negócios que não conseguem bater de frente com os preços.
Segundo o levantamento da Associação Brasileira das Indústria de Panificação e Confeitaria (ABIP), em 2018 o setor de panificação teve um crescimento de apenas 2,8%. A título de comparação, o Grupo Carrefour e Assaí tiveram aumento total de quase 34%. Para tentar lutar contra essa situação, desde 2012 as padarias aumentaram a variedade de alimentos produzidos internamente e diminuíram a revenda.
A padaria brasileira tem capacidade de desenvolver diferenciais para concorrer com o mercado. O empresário precisa saber como e quando atuar para superá-los. Não é preciso vender apenas pão francês ou ser só uma padaria de bairro. Ele pode assumir diferentes características dentro do mesmo empreendimento, respeitando o perfil do seu negócio, mantendo os clientes fiéis e conseguindo novos consumidores.
A tecnologia é um dos principais fatores que determinam a sobrevivência de uma panificadora no mercado atualmente, é preciso acompanhar as mudanças e identificar os pontos que estão causando problemas e impactando no valor final do seu produto. O consumidor não se importa de pagar mais caro em um pão de padaria, mas ele precisa ter uma ótima experiência para isso.
1. Aumento da produção
O primeiro ponto que a tecnologia impactou foi no sistema de trabalho. Grande parte das padarias hoje em dia são orientadas à produtividade, muito diferente do que se via a alguns anos, quando a capacidade de produção era menor. Essa mudança de pensamento se teve por causa do crescimento da população e o aumento da demanda por pão e outros alimentos.
Então, para manter o negócio vivo, os empresários precisaram adaptar os seus estabelecimentos para atender a necessidade do público. Atualmente, segundo estudo do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), cada indivíduo consome em média mais de 22 kg de pães por ano. Em comparação com 1997, é um aumento de 5 kg.
Com isso, foi preciso contratar mais colaboradores, utilizar equipamentos adequados para a produção em massa e trabalhar com variedades de produtos para se destacar dos concorrentes.
2. Consumo de energia
Com a eletricidade, os padeiros e padarias passaram a contar com vários confortos no ambiente de trabalho e durante o processo de fabricação dos alimentos. Primeiro ponto foi a substituição dos fornos de alvenaria pelos elétricos. Com essa mudança, ao apertar um botão era possível regular a temperatura, ligar, desligar e até resfriar o compartimento mais rápido.
Com o tempo, esses equipamentos foram evoluindo e permitiram automatizar todos os processos da produção de pão. Desde a mistura da massa até a cocção ideal para o produto atingir as características chamativas como cheiro, crocância e cor. Podemos dizer que essa foi a maior mudança causada pela tecnologia.
3. Transformação dos ingredientes
A farinha e o fermento biológico foram os ingredientes que passaram pelas maiores mudanças tecnológicas. Alguns já são produzidos sob encomenda e as suas especificações dependem da necessidade do comprador, ou seja, um produto totalmente específico e único para a padaria.
Como no caso do fermento biológico. Uma levedura chamada Saccharomyces Cerevisiae, que é responsável pelo crescimento da massa e que passou a ser produzida em laboratório. Ela passou a contar com investimentos tecnológicos para que fosse capaz de produzir mais gases que ajudam na maciez e volume do pão.
A farinha também passou a ser estudada e teve modificações importantes que afetaram também a qualidade dos alimentos. Como seleção de grãos, processos mais limpos, espessura, densidade etc. Mas nada disso adianta se não houver bons equipamentos na padaria para extrair o melhor de cada ingrediente.
4. Evolução dos equipamentos
Os ingredientes também puxaram a tecnologia nos equipamentos, um sem o outro não compensa, é uma soma de fatores. A informática está presente em todos os pontos da padaria, do controle de caixa até o tipo de assamento que determinada massa precisa.
Hoje em dia, qualquer um consegue reproduzir uma receita de pão com um celular na mão e o maquinário certo.
As placas dos fornos, a possibilidade de colocar diferentes tipos de alimentos para cocção em um mesmo espaço, controlar cada etapa do processo é um dos avanços que os equipamentos passaram a ter. Todos funcionam por meio de um software que controla tudo. Muito diferente do que era visto antigamente, com equipamentos arcaicos e controle de estoque em cadernetas.
5. Automação dos processos
Toda essa mudança só foi possível porque houve pessoas dispostas a encontrar soluções para tornar todo o processo mais ágil. Existem sistemas que fazem a divisão, modelagem, padronização do peso automaticamente e com apenas um clique. Sem a necessidade de ficar um responsável por acompanhar todo o processo. É como colocar uma música para tocar no seu dispositivo móvel.
Temos por exemplo, as câmaras de fermentação e o ultracongelador que permite guardar o excesso de massa para ser utilizado depois de acordo com a demanda da loja. Não preciso fazer nada na hora e do zero, tudo que é preciso para manter a padaria com pães frescos e quentes.
As padarias precisam inovar para se manter vivas no mercado, para isso é preciso aumentar a produção, ter processos mais automatizados e espaços melhores aproveitados. E como vimos, a solução é investir em equipamentos que poderão ajudar os empreendedores a aumentar a fabricação própria de alimentos, com baixo consumo energético e com matéria prima diferenciada.
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